A apenas 12 km de Castro Daire, na charmosa aldeia do Mezio,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
José Carreira
O livro “São João de Areias: Uma inquirição (Séc. XIV)”, de Carlos Morais, que é “uma nova fonte documental” para a história do concelho de Santa Comba Dão, será apresentado no domingo (3 de setembro).
A apresentação está agendada para as 15h00 na sede da Filarmónica de São João de Areias, com direito a apresentação de Maria José Azevedo Santos, professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Segundo a Câmara de Santa Comba Dão, “trata-se de uma inquirição sobre a jurisdição couto de São João de Areias, em 1347”.
O objetivo foi “averiguar se a jurisdição cível e crime do couto de São João de Areias e Silvares pertenciam ao bispo e Cabido da Sé de Viseu ou se eram propriedade régia”, acrescentou.