150222162410a5acd10af7437f7443ec5aedb0679082eb8c10ee
Press_010_Foto
190724170443d0761c2c129b4cf246e8218aaef4b734e81c923f
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…

13.01.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

13.01.25

No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…

11.01.25

por
André Rodilhão - Destak Imobiliária

 As vantagens de recorrer a empresas especializadas

por
Eugénia Costa e Jenny Santos

 Depressão: Quebrar o Silêncio
Home » Notícias » Diário » Santiago recebe segunda edição da Aldeia Natal

Santiago recebe segunda edição da Aldeia Natal

De 15 de dezembro até ao dia 5 de janeiro, a Aldeia de Santiago pretende unir a comunidade com evento dedicado ao Natal

Carolina Vicente
pub
 Santiago recebe segunda edição da Aldeia Natal
12.12.24
Jornal do Centro
partilhar
 Santiago recebe segunda edição da Aldeia Natal
16.01.25
pub
 Santiago recebe segunda edição da Aldeia Natal

Circo de Natal instalado na Escola Básica de Santiago

A Aldeia de Santiago acolhe, de 15 de dezembro a 5 de janeiro, a segunda edição da Aldeia Natal de Santiago. A iniciativa, de entrada livre, inclui espetáculos de música e dança aos fins de semana e feriados, momentos de animação, oficinas temáticas e atividades interativas. A abertura oficial está marcada para este domingo, 15 de dezembro, às 15h00, com a atuação de um coro de crianças da Escola Básica de Santiago.

Organizada pela Associação Cultural Social e Recreativa de Santiago, em colaboração com a Associação de Pais da Escola Básica de Santiago e a Comissão de Igreja de Santiago, a Aldeia Natal tem como objetivo unir a comunidade e promover as tradições locais. Segundo a presidente da Associação Recreativa, Olinda Rodrigues, “este projeto serve para mobilizar as pessoas, motivar e partilhar com os visitantes as vivências da nossa comunidade”.

A programação conta com iluminações de Natal, concertos, mercadinhos, presépios, fogueiras, mesas de Natal como antigamente e tasquinhas. A escola da aldeia é um dos principais parceiros do evento, com o Circo de Natal já instalado no seu interior. Frederico Correia, presidente da Associação de Pais da Escola Básica de Santiago, explica: “Também é no Circo de Natal que depois acontecem todas as atividades da última semana de aulas”.

Para além disso, a colaboração com a escola reforça a ligação da comunidade ao evento. “A escola associa-se ao evento porque acaba por ser um veículo, traz muita gente para esta comunidade, embora seja uma comunidade transitória, mas não deixa de ter afinidade com a localidade”, sublinha Frederico Correia.

As atividades incluem jogos tradicionais, workshops dinamizados por pais, teatro para crianças, concertos, uma noite de fados e espetáculos como os Duendes Trapalhões e uma apresentação inspirada no Cirque du Soleil. No dia 22 de dezembro, está prevista a chegada do Pai Natal.

O presidente da Associação de Pais destaca ainda o impacto do evento na convivência entre os membros da comunidade: “A nossa principal finalidade é integrar as pessoas. Por outro lado, é abrir a escola à comunidade, trazer os pais à escola, fazer os pais conviverem uns com os outros, conhecerem aquilo que são os pares das crianças, neste caso com os pais dos pares, e criar-se um sentimento de ligação em relação à escola”.

Olinda Rodrigues reforça que a Aldeia Natal é uma oportunidade para “partilhar com todos a vivência do Natal, o saber, os sabores, as tradições, os doces, o pão que antigamente se cozia no forno”. A presidente da Associação Recreativa aponta ainda a importância do envolvimento das crianças no evento: “Com a escola há o envolvimento de crianças. Elas também precisam de estar inseridas na comunidade socialmente, saber como é que era antigamente”.

No ano passado, a primeira edição do evento foi um sucesso, e a organização espera receber ainda mais visitantes este ano. “A nossa finalidade é principalmente criar um ambiente positivo e cultural, acolher e celebrar o Natal dentro das nossas tradições, e também acho que fortalece o senso da comunidade”, conclui Olinda Rodrigues.

A inauguração conta com a presença do presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, e um momento de confraternização com comes e bebes. Para a Associação de Pais e a Associação Recreativa, a Aldeia Natal de Santiago é um projeto que pretende celebrar o espírito natalício, reforçar laços comunitários e proporcionar momentos de partilha e convívio para todas as idades.

 Santiago recebe segunda edição da Aldeia Natal

Outras notícias

pub
 Santiago recebe segunda edição da Aldeia Natal

Notícias relacionadas

Procurar