Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
A Segurança Social deu luz verde a 21 novos investimentos em creches no distrito de Viseu. Os contratos foram assinados nos últimos dias e contam com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento que ronda os sete milhões de euros.
Na lista estão projetos aprovados em vários concelhos do distrito, sendo que Viseu é o que reúne o maior número de candidaturas aprovadas. Há ainda municípios que nos últimos anos registavam baixos números de natalidade, mas que registam agora um aumento da procura pelas creches.
“Estamos a falar de concelhos muito pequenos, o que pode ser visto com alguma surpresa porque o despovoamento tem vindo a fazer-se sentir, mas há agora bastantes crianças”, explicou ao Jornal do Centro o diretor da Segurança Social de Viseu. Joaquim Seixas deu como exemplos os concelhos de São João da Pesqueira, Moimenta da Beira, Resende, Tabuaço e Sernancelhe.
As candidaturas envolvem novas creches, mas também a remodelação de espaços que já existem. No total, o número de vagas supera as mais de 1.200. O investimento total – sete milhões de euros – será pago pelos setores público e privado.
Joaquim Seixas garante que as creches agora apoiadas pela Segurança Social são uma “boa notícia” e vão “dar resposta para a procura” na região de Viseu. Além dos 21 projetos aprovados, a Segurança Social está a analisar mais dois “que ainda podem ser aprovados”, adianta o diretor distrital.
Segundo Joaquim Seixas, o concelho com mais candidaturas aprovadas é Viseu, com “oito aprovadas e uma em apreciação”. As creches vão estar espalhadas pelo concelho, nomeadamente na Santa Casa da Misericórdia, no Instituto Jesus Maria José, na Confraria de Santa Eulália, na Acreditar e em freguesias como Farminhão, Campo e Bodiosa.
Os concelhos de Sátão e Tondela têm duas candidaturas aprovadas. Já com um projeto aprovado, estão Castro Daire, Carregal do Sal, Moimenta da Beira, Mortágua, Resende, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Vouzela.