natal resende
recolha de bens alimentares
confraria grão vasco rio de janeiro
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

02.12.24

Já tem ementa para a sua mesa de Consoada? Temos a sugestão…

29.11.24

Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…

28.11.24

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Mário Soares e Ernesto Melo Antunes
vista_alegre
litocar volvo leiria
dinheiro
Home » Notícias » Colunistas » Suplementos vitamínicos em época de exames

Suplementos vitamínicos em época de exames

 Suplementos vitamínicos em época de exames
24.06.23
partilhar

por
Susana Nobre

Estamos no final do ano letivo e já começaram a época de exames e as avaliações finais. Esta fase é, geralmente, um período de alguma ansiedade para os estudantes (e para os pais também!). Nesta altura, há que dar tudo por tudo e, por vezes, recuperar o trabalho que não foi feito ao longo do ano. Todos querem dar o seu melhor e, para tal, é necessário estar na melhor forma.
Por isso, muitas vezes, os alunos recorrem a suplementos vitamínicos na esperança de melhorar o seu estado de saúde, físico e cognitivo, para assim conseguirem um melhor rendimento escolar. Fique a saber mais sobre este tema.
As vitaminas
As vitaminas desempenham um papel fundamental na saúde das crianças e adolescentes, contribuindo para o seu normal crescimento, desenvolvimento e metabolismo. São nutrientes essenciais para o desenvolvimento do cérebro, para o crescimento e fortalecimento dos ossos, músculos e dentes e são elementos importantes na produção de hormonas e no combate às infeções pois estimulam o sistema imunitário.

As vitaminas estão presentes em muitos alimentos: Vitamina A: frutas e vegetais (cenoura, abóbora, alface, espinafres, batata-doce, abacaxi); – Vitamina B: produtos lácteos, cereais integrais, carne peixe, ovos, leguminosas, frutos secos e soja; – Vitamina C: laranja, limão, kiwi, morango, couve de Bruxelas, abacaxi, brócolos e couve-flor; – Vitamina D: alimentos enriquecidos como o leite, iogurte e cereais; – Vitamina E: abacate, brócolos, espinafres, azeite e frutos secos.
“Pode passar umas vitaminas para o meu filho que está em época de exames?”
Este é um pedido muito frequente dos pais nesta altura do ano. Mas será mesmo necessário um suplemento?
Não existem estudos que demonstrem que a suplementação vitamínica melhora a memória, as condições cognitivas, nem o desempenho escolar numa fase de testes e exames.

Geralmente, os suplementos vitamínicos são recomendados quando as crianças ou jovens não adquirem as vitaminas e os minerais necessários através da sua dieta, por exemplo, em situações de dietas pobres ou restritivas (dietas vegetarianas) ou quando têm alguma doença que impede a sua normal absorção. Em casos particulares, e sob orientação médica, os suplementos podem estar indicados para ajudar a complementar a alimentação e a prevenir ou tratar a deficiência de vitaminas e minerais.
É importante perceber que os suplementos não substituem uma dieta equilibrada e variada, pois eles não contêm todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável. Por outro lado, o excesso de vitaminas pode trazer complicações para a saúde.
Por norma, as épocas de exames são fases que exigem um esforço acrescido por parte das crianças e jovens. Mais horas de trabalho, de concentração e de maior esforço intelectual. O maior cansaço que naturalmente se instala nestas alturas relaciona-se, não só com o facto de ser uma altura mais trabalhosa, mas também o menor cuidado em relação ao descanso, às refeições e ao exercício físico.

As refeições são, muitas vezes, esquecidas ou transformadas em snacks ou refeições mais ligeiras e menos equilibradas. Mas a alimentação não deve ser descurada! Recomendo manter uma alimentação saudável, não “saltar” refeições e optar por alimentos diversos de cores e texturas variadas. Não esquecer de manter uma hidratação adequada com água.
Para além dos cuidados com a alimentação, dormir um número de horas adequado e reservar alguns momentos para praticar exercício físico trará também muitos benefícios e bem-estar, além de ajudar a controlar a ansiedade.
Associado a tudo isto, adotar um bom método de trabalho é fundamental e ajuda a reduzir o stress. Nesse sentido, deixo algumas dicas que podem ajudar a estruturar o estudo: organizar o calendário das avaliações; não esperar para estudar à última da hora; reunir atempadamente todo o material de estudo; estabelecer um cronograma e metas realistas; escolher um local adequado e confortável para estudar, sem distrações (incluindo o telemóvel); concentrar o estudo na aprendizagem em vez de no resultado do teste.
Em suma, para os estudantes: estudem de forma organizada, relaxem, durmam, pratiquem exercício e alimentem-se bem! Boa sorte!

Susana Nobre, Pediatra no Hospital CUF Viseu

 Suplementos vitamínicos em época de exames

Jornal do Centro

pub
 Suplementos vitamínicos em época de exames

Colunistas

Procurar