A apenas 12 km de Castro Daire, na charmosa aldeia do Mezio,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
José Carreira
A Câmara de Tabuaço quer retomar a geminação com a comuna de Chiaravalle, em Itália. O objetivo é reativar a ligação entre os dois concelhos nomeadamente nas áreas histórica, cultural e económica.
A ideia partiu do presidente da Câmara, Carlos Carvalho, que esteve recentemente em Chiaravalle e participou uma reunião no Comité das Regiões da União Europeia.
O autarca foi recebido pela sua homóloga, Cristina Amicucci, e pelo presidente da Assembleia Municipal, Stefano Tanfani, além de uma delegação no âmbito da geminação e interculturalidade.
Tabuaço e Chiaravalle estão geminadas desde 2001. Na altura, lembra a Câmara de Tabuaço em comunicado, foram encontradas semelhanças históricas, culturais e económicas entre os dois municípios “nomeadamente a presença nos dois territórios dos Monges da Ordem de Cister, a cultura do vinho e a forte presença granítica a nível arquitetónico”.
Na sua visita oficial, o presidente da autarquia de Tabuaço, Carlos Carvalho, fez “um reconhecimento local dos elementos que justificam manter e revitalizar esta geminação”.
“Tratando-se de um intercâmbio bilateral é, por si, um instrumento de aproximação de extrema importância na criação de relações e mecanismos protocolares, essencialmente a nível económico e cultural entre os dois concelhos”, acrescentou o autarca que regressou recentemente à Câmara.