Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
A Câmara de Tarouca faz um balanço positivo da atividade do Serviço de Ação Social. A autarquia diz que tem implementado uma política de “forte proximidade” nomeadamente com a população sénior do concelho.
“Na sociedade atual, as situações de dependência decorrentes da idade, incapacidade ou isolamento, constituem uma problemática que exige de nós uma atenção e cuidados redobrados. Falamos de cidadãos que vivem em situações de extrema vulnerabilidade, e aos quais devemos proporcionar, na medida do possível, algum conforto e segurança”, afirmou a vereadora da Ação Social no município, Susana Gouveia.
Uma das idosas atendidas pelo serviço municipal é Maria, que foi a primeira sénior de Tarouca a receber o seu dispositivo de teleassistência no início do ano. O equipamento, que permite fazer alertas à GNR em caso de situações graves como crimes, doenças súbitas, quedas ou situações de perigo, foi distribuído à população mais vulnerável do município.
A Câmara destaca também a atuação da Unidade Móvel de Saúde local, que percorre diariamente o território concelhio para prestar cuidados de saúde primários, e de uma socióloga contratada pela autarquia, que mantém uma relação de proximidade com os seus pacientes “de forma a assegurar e validar o seu bem-estar emocional”.
“Contando com o envolvimento de uma equipa multidisciplinar de técnicos, também o projeto Rejuvenescer Tarouca trabalha com os seniores tarouquenses ao nível da literacia digital, artes plásticas, música e educação física”, acrescenta a autarquia.