Sem esquecer o passado e procurando atrair novos públicos, é assim que…
Neste terceiro dia de BTL, a CIM Viseu Dão Lafões brilhou com…
A Turismo Centro de Portugal esteve, uma vez mais, no centro das…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
Tarouca recebe no dia 6 de abril a terceira edição do Caminho dos Monges, que promete “uma experiência única, repleta de magia, história e surpresas” num percurso de 21 quilómetros que leva os participantes ao coração da tradição monástica de Cister no concelho do norte do distrito de Viseu.
O evento, que recebeu centenas de pessoas nas duas edições anteriores, tem as inscrições abertas até 1 de abril.
Segundo a Câmara de Tarouca, que organiza a caminhada, a iniciativa garante “uma verdadeira viagem no tempo, onde cada passo nos leva a descobrir um pedaço da nossa história, rodeado pela beleza natural e pelos monumentos que fazem parte da alma de Tarouca”.
O Caminho dos Monges tem início no Mosteiro de São João de Tarouca, o primeiro da Ordem de Cister em Portugal, e prossegue até à Ponte Românica da aldeia de Vila Pouca. Pelo caminho, os participantes vão passar pela Casa do Paço, pelo Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e pela Ponte Fortificada de Ucanha, entre outros pontos.
Além da caminhada, a iniciativa também vai incluir a degustação da gastronomia local, com iguarias que “irão tornar cada pausa numa festa para os sentidos”, e animação com “surpresas, momentos de lazer e espírito festivo”, acrescenta a autarquia de Tarouca.