A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Já tem ementa para a sua mesa de Consoada? Temos a sugestão…
por
Margarida Benedita
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rita Mesquita Pinto
A ideia de um mundo perfeito e seguro é um velho sonho do Homem. Agora a resposta chega pela via de umas mentes privilegiadas que dizem que isso é possível, mas com a condição de ser um mundo sem pessoas. Esta é a promessa de um falso progresso tecnológico, em que as máquinas se fazem espetáculo e nós ficamos apenas a assistir.
Isto vem a propósito de uma aplicação informática que se propõe revolucionar o sistema de transportes em Viseu, a mobilidade á distância de um clique! A aplicação é um palco virtual interessante, mas precisa do banho e teste da realidade para se poder avaliar a sua eficácia. A aplicação pode ser uma preciosa ajuda para um Sistema de Mobilidade Urbana, mas antes precisa de decisões e medidas práticas e concretas. Essas é que são difíceis!
A primeira dessas medidas é resolver o problema do uso excessivo do automóvel na cidade e onde tudo foi feito para o satisfazer. É o Colesterol Urbano que precisa de intervenção cirúrgica. Depois vem o “Autocarro Inteligente”! Já existe e precisa de uma pista exclusiva, embarque e desembarque ao mesmo nível, pagamento prévio e ser metronizado á superfície.
Vem a seguir a confusão que foi lançada com as bicicletas que perturbam tudo e todos. A “Bicicleta Inteligente” já existe, não se mistura com o tráfego automóvel, nem atrapalha as pessoas nos passeios. O “Táxi Inteligente” também já existe e entrega o passageiro no ponto do sistema mais próximo, alimenta o transporte público e usa uma tarifa integrada. O “Peão Inteligente” é o que usa tudo, inclusive os estacionamentos, tem cartão de mobilidade, exige que lojas e serviços estejam á disposição.
A aplicação é importante, mas antes é preciso fazer acontecer e envolver todos os agentes e equipamentos, porque a tecnologia não faz milagres! Todos os sinais que estão a ser dados vem em sentido contrário. Mais carros, bicicletas em cima dos passeios, peões com redução do seu espaço, esquecimento dos deficientes. Eleições e um marketing apressado são inimigos. Uma Cidade Inteligente precisa sempre de uma autarquia inteligente…
por
Margarida Benedita
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rita Mesquita Pinto
por
Jorge Marques
por
Diogo Pina Chiquelho