douro porto wine festival v2 web
pexels-matthiaszomer-339620
Diogo Jota e André Silva
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Colunistas » Tempo de vésperas… o “ano covides”

Tempo de vésperas… o “ano covides”

 Tempo de vésperas… o “ano covides” - Jornal do Centro
03.01.22
partilhar
 Tempo de vésperas… o “ano covides” - Jornal do Centro

Eis-nos chegados a tempo de vésperas de ano novo e de final de ano “velho”.
Este ano, ao contrário de muitos outros anos, não deixa grande saudade.
Um ano que fica marcado para sempre como o “ano covides” que tantas restrições e alterações provocou no nosso dia-a-dia normal. Foram-se os afectos ficaram as máscaras, a palavra “vacina” ganhou redobrada sonoridade e os testes deixaram de ser um exclusivo de alguns e ganharam dimensão, ora testas tu ora testas tu mais eu!!!
Mas este tempo que vivemos trouxe-nos também a tempo de vésperas de eleições legislativas antecipadas em consequência de uma crise político-parlamentar com o PS a esticar a corda e os seus camaradas de esquerda a deixarem “arrebentar” a dita como que levou à dissolução da Assembleia da República por parte do Presidente Marcelo em estilo “eu bem que avisei”.
Ora, o PS de António Costa vislumbrou nestas eleições antecipadas a hipótese de chegar à maioria absoluta à custa dos seus antigos aliados de geringonça a quem atribui as culpas do sucedido. Por outro lado, o PS não pode descurar o “centro”, onde um Rui Rio, qual Fénix renascida, tenta cavalgar na vã expectativa de ganhar ao centro enquanto espera por um bom desempenho da direita plural, democrática, liberal e conservadora para ganhar o país.
Esta bipolarização da corrida eleitoral de Janeiro próximo pode conduzir a um de dois cenários. Se por um lado corremos o risco de um governo de Bloco Central por outro corre-se o risco de ficar tudo na mesma ou mesmo mais ingovernável ainda, sem entendimentos ou força à esquerda e à direita para sustentar uma qualquer solução governativa.
Por isso, revela-se de extrema importância o desempenho dos chamados pequenos partidos que, nas contas finais, poderão ser decisivos por mais ínfimo que seja o seu resultado, um deputado eleito ou não poderá e será decisivo para a afirmação de uma solução governativa estável e não dependente de forças extremistas tanto à esquerda como à direita.
Posto isto, uma palavra final para a constituição das listas de candidatos a deputados pelo Distrito de Viseu. Se o PS não traz surpresas, já o PSD fez uma revolução completa na sua lista de candidatos apostando na mudança e num corte com o passado “sagrado”. Quanto aos restantes partidos, CDS incluído, por razões várias estão longe de se imiscuírem na eleição dos 8 deputados que nos representam. Pena é que, infelizmente ou não, estes nomes pouco ou nada contem na hora de votar, onde a condicionante “onda” nacional faz valer os seus argumentos.
A todos, sem excepção, votos de um excelente 2022!!

 Tempo de vésperas… o “ano covides” - Jornal do Centro

Jornal do Centro

pub
 Tempo de vésperas… o “ano covides” - Jornal do Centro

Colunistas

Procurar