A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
A maioria das câmaras municipais da região de Viseu vai realizar nos próximos dias as cerimónias de tomada de posse dos respetivos executivos após a realização das autárquicas de 26 de setembro.
Ao todo, vai haver mais de uma dezena de mudanças de cadeira nas respetivas autarquias após as vitórias alcançadas no dia eleitoral. Viseu é um desses municípios, onde Fernando Ruas (PSD) vai regressar ao poder tomando posse já esta quarta-feira (13 de outubro).
O histórico autarca social-democrata, que venceu as eleições com 46,68 por cento dos votos, vai regressar a uma autarquia onde já foi feliz durante 24 anos entre 1989 e 2013.
A tomada de posse em Viseu está agendada para começar às 15h00 no salão nobre da Câmara, no Rossio, seguida da primeira reunião com a nova composição da Assembleia Municipal.
Outro dos concelhos que vai mudar de presidente é Nelas, que surpreendeu com a vitória de Joaquim Amaral (coligação PSD-CDS). O novo autarca conseguiu ultrapassar o presidente cessante, Borges da Silva (PS), com 52,25 por cento da votação. Joaquim Amaral vai ser empossado na próxima segunda-feira (dia 18) às 15h00.
No mesmo dia, também vai tomar posse o novo executivo de Vila Nova de Paiva liderado por Paulo Marques (PS), que conseguiu manter a Câmara nas mãos dos socialistas com 43,59 por cento dos votos. Paulo Marques tomará posse a partir das 10h30 no Auditório Municipal Carlos Paredes.
Também tomará posse na segunda-feira o presidente reeleito de Resende, Garcez Trindade (PS), às 15h00 no Auditório Municipal.
Mais a norte, Francisco Lopes (PSD-CDS) vai voltar à liderança da Câmara de Lamego, que liderou entre 2005 e 2017, tomando posse nesta sexta-feira (dia 15) no Teatro Ribeiro Conceição, às 17h30. O novo presidente vai sentar-se na cadeira que foi ocupada por Ângelo Moura (PS) nos últimos quatro anos, tendo ganhado as eleições com 45,28 por cento dos votos.
Também nesta sexta-feira, toma posse o novo presidente da Câmara de Mortágua, Ricardo Pardal (PS), sucedendo a Júlio Norte (PSD), que não se recandidatou este ano. O PS conseguiu 61,90 por cento dos votos em Mortágua nas autárquicas.
No mesmo dia, empossam para mais um mandato os presidentes das autarquias de Castro Daire, Paulo Almeida (PSD-CDS), com cerimónia agendada para as 18h00, e de Tondela, José António Jesus (PSD). O PSD ganhou com 44,92 por cento dos votos no concelho tondelense, enquanto a coligação com o CDS venceu em Castro Daire com 61,58 por cento.
Também decorrem na sexta-feira as cerimónias de tomada de posse dos autarcas reeleitos de Armamar, João Paulo Fonseca (PSD), às 10h00, de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho (PS), às 15h00, e de Cinfães, Armando Mourisco (PS), às 17h00.
Já na quinta-feira (dia 14), às 10h00, Vítor Figueiredo (PS) vai ser empossado como presidente da Câmara de S. Pedro do Sul, onde vai cumprir o terceiro mandato. O socialista foi reeleito com 59,61 por cento dos votos. A cerimónia vai ter lugar no Cineteatro Jaime Gralheiro.
Moimenta da Beira e Oliveira de Frades vão mudar de presidente no próximo sábado (dia 16). João Valério (PSD-CDS) vai tomar conta do município de Oliveira de Frades sucedendo a Paulo Ferreira (Nós Cidadãos!), que foi autarca nos últimos quatro anos, após vencer com 45,35 por cento da votação.
Já o novo autarca de Moimenta, Paulo Figueiredo (PS), sucede a José Eduardo Ferreira e vai ser empossado a partir das 10h00 numa cerimónia que decorrerá no Auditório Municipal Padre Bento da Guia. O PS venceu as eleições em Moimenta da Beira com 54,58 por cento da votação.
À mesma hora, Paulo Catalino (PS) vai assumir a presidência de Carregal do Sal, substituindo Rogério Abrantes, numa sessão que irá decorrer no auditório do Centro Cultural. Paulo Catalino foi eleito com 51,41 por cento dos votos.
Também no sábado, Leonel Gouveia (PS) volta a empossar como presidente de Santa Comba Dão após ter sido reeleito para o terceiro mandato com 52,76 por cento dos votos. A cerimónia está marcada para as 10h30 na Casa da Cultura.
Ainda no mesmo dia, Rui Ladeira (PSD) empossará às 11h00 no salão nobre da Câmara de Vouzela para mais um mandato como presidente do município. Ganhou as eleições locais com 59,07 por cento dos votos.
Empossará também no sábado o novo presidente da Câmara de Aguiar da Beira, o independente Virgílio Cunha, que vai suceder no lugar a Joaquim Bonifácio. A cerimónia está marcada para as 16h00.
Entre os concelhos que também mudaram de autarcas na região, estão Mangualde (Marco Almeida, PS), Penedono (Cristina Ferreira, PSD) e Sátão (Alexandre Vaz, PSD).
Entretanto, dois concelhos já realizaram as cerimónias de tomada de posse: Autarca de Sernancelhe deixou caderno de encargos ao Governo na tomada de posse, onde Carlos Santiago (PSD) foi empossado no passado sábado (dia 9), e S. João da Pesqueira, com Manuel Cordeiro (independente) a avançar para o seu segundo mandato.