Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Gralheira, aldeia situada a mais de 1.100 metros de altitude, no…
O transporte a pedido “Ir e Vir” arranca no dia 26 em 52 localidades do concelho de Viseu com 21 táxis, anunciou hoje o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.
“A partir do dia 26 de maio, os 14 municípios da CIM Viseu Dão Lafões têm o serviço de transporte ‘Ir e Vir’ disponível. Pode ser usado para deslocações à sede do concelho ou entre sedes de concelho”, afirmou Nuno Martinho.
O responsável falava nos Paços do Concelho de Viseu na apresentação do transporte flexível, projeto que arrancou em 2021 em seis concelhos para servir populações que não são abrangidas, ou têm limitações no horário, pelo transporte público.
“Os custos eram incomportáveis para levar uma carreira por uma, duas ou três pessoas. Assim, todos têm acesso a transporte para a sede do concelho, basta pedir até 24 horas antes. Isto é que é verdadeira coesão territorial”, afirmou.
Nuno Martinho adiantou que o “Ir e Vir” servirá 52 localidades do concelho de Viseu e terá, “para já, porque o número deve crescer”, 21 táxis para fazer o transporte pelo preço de um bilhete de autocarro. A CIM “cobre o restante custo” pelo serviço.
O responsável anunciou que qualquer pessoa dos 14 concelhos abrangidos pode também deslocar-se, através deste serviço, para o Aeródromo Municipal Gonçalves Lobato, em Viseu.
O projeto também “será alargado às estações ferroviárias, quando a linha da Beira Alta estiver a funcionar, já que têm sido muitas as solicitações para esse serviço” de transporte.
Nuno Martinho disse que em quatro anos o serviço “Ir e Vir” foi usado, nos 13 municípios, por “mais de 36 mil passageiros e envolveu mais de 100 táxis”.
“80% dos transportes são pedidos para a área da saúde, só depois é que vem o trabalho e o lazer”, divulgou.
Nuno Martinho disse ainda que, entre 15 de junho e 15 de setembro de 2024, nas férias escolares, há localidades em alguns concelhos que não têm transporte público e, nessa altura, o serviço “Ir e Vir” teve “média diária de 150 pessoas e mais de 50 táxis”.
O presidente da Câmara de Viseu, e também da CIM, Fernando Ruas, mostrou-se “muito feliz” por “finalmente a mobilidade estar em todo o território da CIM”, já que a ausência no concelho o preocupava, tendo em conta a “necessidade em algumas aldeias”.
Presidentes de Juntas de Freguesias ali presentes como, por exemplo, o de Côta (a norte do concelho e a mais de 25 quilómetros da sede), Joaquim Polónio, questionou a possibilidade de servir passageiros de uma freguesia para outra, sem terem de ir a Viseu, para poderem “ir à farmácia ou ao posto médico” da freguesia vizinha.
“Este projeto está em constante evolução, trabalhamos para estar em melhoria contínua e, por isso, acredito que isso poderá a vir a ser uma realidade, sempre que funcione numa lógica de complementaridade com os transportes públicos”, reagiu Nuno Martinho.
Integram a CIM Viseu Dão Lafões os concelhos de Aguiar da Beira (distrito da Guarda), Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela (distrito de Viseu).