O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…
Não me meteram na escola porque fazia falta a guardar cabras”. Esta…
A nova presidente da Câmara de Penedono, Cristina Ferreira, assume como prioridades o turismo e o património histórico e cultural do concelho.
A autarca eleita pelo PSD tomou posse no passado domingo (17 de outubro) depois de ter vencido as autárquicas em Penedono a 26 de setembro com 48,26 por cento dos votos. Sucedeu a Carlos Esteves, que liderou o município nos últimos 12 anos.
Em declarações ao Jornal do Centro, Cristina Ferreira defende a aposta na cultura e sobretudo no turismo “porque o nosso concelho concilia o seu território com paisagens naturais e momentos históricos”.
“Temos o nosso ex-libris do Castelo, folclore, artesanato, produtos endógenos e eventos desportivos. E, no nosso entender, queremos que quem nos visita possa desfrutar em pleno”, frisa.
A presidente da Câmara diz que a prioridade passa também por “afirmar Penedono como um território privilegiado para o turismo”.
Por isso, uma das medidas passará pela criação de uma nova plataforma digital que, explica a autarca, “congregue toda a informação de interesse para quem nos visita”.
“Quem vier a Penedono pode conhecer e ter acesso nessa plataforma a um roteiro que apostaremos em percursos alargados no património religioso, cultural e arqueológico”, acrescenta. Também entre as prioridades, está a criação de novos percursos pedestres e espaços de lazer no concelho.
Cristina Ferreira acrescenta que quer contar com a colaboração de todos os agentes locais para o cumprimento dos objetivos na autarquia.
“Todas estas prioridades são sempre em espírito de entreajuda, ou seja, só de forma ativa e empenhada a trabalhar com coletividades, escolas, juntas de freguesia e empresários é que podemos realmente contribuir para que o nosso concelho possa alavancar, crescer e se reinventar”, remata a presidente do município de Penedono.
Na Câmara, o PSD mantém a maioria com três lugares no executivo. Já o PS terá dois vereadores.