Festival Primavera Viseu apresentação
pelas mãos de quem sabe páscoa sátão
freguesia de viseu bandeira social
LOGO PODCAST_ENTRE PORTAS
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo

Os concelhos que integram a Águas do Planalto vão começar a poupar…

25.03.25

Há uma história por detrás do famoso Pastel de Feijão da Pastelaria…

24.03.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

24.03.25
Home » Notícias » Diário » Um morto em acidente com trator

Um morto em acidente com trator

O acidente ocorreu num terreno agrícola do proprietário. A esposa deu com a vítima, de 54 anos, debaixo do veículo

 Um morto em acidente com trator - Jornal do Centro
04.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Um morto em acidente com trator - Jornal do Centro
04.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Um morto em acidente com trator - Jornal do Centro

O capotamento de um trator esta tarde em Ferreirim, Lamego, provocou um morto, informou o sub comando regional do Douro.

O acidente ocorreu num terreno agrícola do proprietário. A esposa deu com a vítima, de 54 anos, debaixo do veículo. Acabar por ser uns vizinhos a dar o alerta para os meios de socorro, explicou o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Lamego.

O alerta foi dado às 16h25 e no local estiveram 26 operacionais, apoiados por nove viaturas.

A GNR alertou para a necessidade de cumprir as regras de segurança na circulação de tratores e máquinas agrícolas, dando conta de um aumento de acidentes no ano passado a nível nacional.

Segundo a GNR, “uma das principais causas para a sinistralidade no domínio da atividade agrícola ou relacionada, aponta para a idade avançada do agricultor”, sendo que, a isso se alia “a necessidade de as tarefas agrícolas terem de ser realizadas em intervalos reduzidos de tempo, agravando o cansaço físico, próprio de uma atividade fisicamente exigente”.

Para a GNR, outra das causas passa pelo “excesso de confiança a operar máquinas que, para todos os efeitos, são perigosas e, por vezes, decorrem da falta de formação para o seu manuseamento”.

Assim, mais de 50% “dos tratores não dispõem de estruturas de proteção, sejam elas arcos ou cabines, acessórios importantíssimos para a segurança do trabalhador”, alertou.

A GNR deixou ainda vários conselhos aos utilizadores de veículos agrícolas e florestais, apelando à sua manutenção, ao uso de estruturas de proteção e dos acessórios de iluminação e sinalização e à frequência de ações de formação teóricas e práticas.

“Não conduza sob o efeito de álcool, fadiga ou com excesso de velocidade”, disse a GNR, apelando ainda ao respeito pelos limites do trator. “Não sobrecarregue nem transporte passageiros ‘à pendura’. É proibido e perigoso”, destacou.

“Sendo o capotamento a principal causa a provocar vítimas, alertamos para o facto de que é obrigatório circular com arco de segurança, conhecido por ‘Arco de Santo António’, erguido e em posição de serviço (esta obrigatoriedade aplica-se aos tratores homologados com esta estrutura), bem como a utilização do cinto e demais dispositivos de segurança com que os veículos estejam equipados”, disse a Guarda Nacional Republicana.

Lembrou, por fim, que “os tratores e máquinas agrícolas ou florestais e as máquinas industriais estão agora obrigados a possuir avisadores luminosos especiais (rotativo de cor amarela)”.

pub
 Um morto em acidente com trator - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Um morto em acidente com trator - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar