A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
Critérios como liderança e organização, direitos do doente, continuidade assistencial ou segurança do doente valeram à Unidade de Saúde Familiar (USF) Viriato, em Viseu, a distinção com o “Nível Ótimo da Certificação de Qualidade”, atribuída pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Este reconhecimento, no âmbito do Modelo de Certificação do Ministério da Saúde – ACSA International, “reflete o empenho e dedicação de toda a equipa da USF Viriato na procura pela excelência na prestação de cuidados de saúde”, afirma a Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões em comunicado.
O hospital refere ainda que a unidade de saúde, que tem cerca de 14 mil utentes inscritos, é, atualmente, “a única na região centro e das poucas a nível nacional a alcançar um nível tão elevado”. “O reconhecimento é o testemunho do compromisso em manter altos padrões de qualidade e segurança para os utentes”, acrescenta.
O Modelo de Certificação do Ministério da Saúde visa “reconhecer e assegurar a qualidade e segurança nas organizações do Sistema de Saúde Português, além de promover o empenho voluntário das instituições na melhoria contínua da qualidade e a sua consolidação. Pode ser solicitada por qualquer instituição prestadora de cuidados de saúde, sejam elas públicas ou privadas”, refere ainda o comunicado.
Segundo os dados disponibilizados no portal do SNS, a USF Viriato tem 14.066 utentes inscritos, o maior número referente à faixa etária dos 7 aos 64 anos (10.299). Ao serviço da unidade de saúde estão oito médicos.