A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
A vacinação contra a covid-19 no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões arrancou há precisamente um ano e, desde então, foram administradas 483.027 doses, adiantou hoje Rita Figueiredo, diretora executiva do ACES Dão Lafões em substituição, ao Jornal do Centro.
Segundo os dados relativos à região de Viseu, desde 27 de dezembro de 2020, foram inoculadas 225.170 primeiras doses, 194.791 segundas doses e 62.968 doses de reforço da vacina contra o novo coronavírus.
Há um ano, a primeira contemplada foi Ana Albuquerque, diretora dos cuidados intensivos no Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV), tendo sido a primeira profissional de saúde a receber a tão esperada vacina. No mesmo dia, para os lados do ACES Dão Lafões, José Mota Faria, responsável da Autoridade de Saúde local, foi também vacinado contra a covid-19 no piso oito do Centro de Saúde 1 que, na altura, montou quatro salas de vacinação, duas salas de espera e um gabinete de suporte para dar início ao processo de vacinação.
Os profissionais de saúde do Hospital de Viseu já receberam a Em três dias, o Hospital de Viseu quer vacinar 2.200 profissionais de saúde com a 3.ª dose, além das instituições para idosos e cuidados continuados.
Em Portugal, quase 8,7 milhões de pessoas já têm a vacinação completa, mais de 2,3 milhões já tomaram a dose de reforço e cerca de 95 mil crianças foram vacinadas com a primeira dose da versão pediátrica da vacina da Pfizer.
Com este processo, Portugal entrou para o topo da lista mundial de países com maior cobertura da população vacinada, mas esse feito não foi suficiente para que, um ano depois de ter sido administrada a primeira dose, tenha conseguido vencer a pandemia.
O primeiro-ministro também assinalou hoje o “momento histórico” da administração da primeira vacina contra a covid-19 em Portugal, há um ano, e renovou o apelo à vacinação, frisando que salva vidas.
“O processo de vacinação tem sido extraordinário, graças aos profissionais de saúde, à @DGSaude, à task-force e, principalmente, aos portugueses”, escreveu António Costa na sua conta oficial na rede social Twitter.
Assinalando que “faz hoje um ano que foi administrada a primeira vacina” contra a covid-19 em Portugal, o chefe de Governo recordou “o olhar de esperança do prof. António Sarmento, médico do Hospital de São João, o primeiro vacinado no nosso país, e as suas palavras de confiança e serenidade nesse momento histórico”.
“As vacinas salvam vidas e protegem-nos dos efeitos mais severos da doença. Continuemos esse caminho e vacinemo-nos pela saúde de todos”, salientou o primeiro-ministro.
A covid-19 provocou mais de 5,39 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.874 pessoas e foram contabilizados 1.279.785 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.