A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A cidade de Viseu vai celebrar o Dia Mundial da Música com uma programação que se estende de 1 a 6 de outubro, e que abrange uma variedade de géneros musicais e eventos. A vereadora da Cultura, Leonor Barata, em conjunto com o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, e o professor José Carlos, anunciou as iniciativas numa conferência de imprensa, onde destacou a importância da música na comunidade e a oferta cultural que Viseu já promove ao longo do ano, com eventos como o Festival Internacional de Música da Primavera e o Que Jazz É Este.
As celebrações começam no dia 1 de outubro, com animação de rua pela banda Animadixie Dixie Land Jazz Band, das 15h00 às 17h00, pelas ruas do centro da cidade, incluindo a Rua Formosa e o Rossio. A vereadora sublinha o carácter “divertido” e “bem-humorado” deste momento, inspirado nas bandas de jazz de rua dos musicais americanos. Ainda no dia 1, às 18h00, o Joaquim Rodrigues Trio atua no Museu Almeida Moreira, num concerto gratuito, mas com lotação limitada. Joaquim Rodrigues, reconhecido pianista de Viseu, será acompanhado por Miguel Costa na bateria e Miguel Ângelo no contrabaixo.
No dia 5 de outubro, a Orquestra Juvenil de Viseu, dirigida pelo maestro Cláudio Ferreira, celebra os seus 10 anos de existência com um concerto na Igreja Nova, às 21h00. Leonor Barata elogiou a orquestra, e referiu-se a ela como “uma pérola da nossa comunidade”. Este concerto faz parte de uma série de dez concertos que assinalam o aniversário da orquestra, com o lema “10 anos, 10 concertos”, sendo a programação alargada ao longo do ano.
As comemorações terminam no dia 6 de outubro, com um concerto da Orquestra Filarmonia das Beiras, às 17h00, no Teatro Viriato. O espetáculo será dirigido pela maestrina Constança Simas e contará com a solista Matilde Margalho no violino, vencedora do Prémio Jovens Músicos da Antena 2. Este concerto, com um custo de 5€, terá lotação limitada.
O presidente da Câmara, Fernando Ruas, destacou a importância da música como “linguagem universal” e sublinhou o apoio da autarquia à qualidade e ao desenvolvimento das infraestruturas culturais da cidade, como o futuro Centro de Artes.