cantinho_dos_animais-7
viseu senhora da beira
Afonso Rodrigues CD Tondela
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Colunistas » Viseu Dão Lafões – Como valorizar a Agricultura Floresta e Pecuária

Viseu Dão Lafões – Como valorizar a Agricultura Floresta e Pecuária 

 Viseu Dão Lafões – Como valorizar a Agricultura Floresta e Pecuária - Jornal do Centro
21.02.25
partilhar
 Viseu Dão Lafões – Como valorizar a Agricultura Floresta e Pecuária - Jornal do Centro

por
Mariana Abrantes

Considerando a distração com as  “polémicas do dia”, seja sobre a transformação de terrenos da Estação Agrária em estacionamento, seja o fazer-e-desfazer das uniões de freguesias, Alfredo Simões convida-nos a focar a atenção no essencial da  agricultura, floresta e pecuária, um dos setores mais importantes da nossa economia regional.
Diz o povo que “fazer e desfazer tudo é trabalho”, mas infelizmente alguns tipos de trabalho são pouco produtivos e até empobrecem.  O essencial que devemos focar é que “temos uma das produtividades do trabalho mais baixas de Portugal 

 (a 16ª entre as 26 regiões NUTSIII) ” neste setor.  

As causas desta baixa produtividade na atividade agrária incluem a topografia difícil e sobretudo a  pequena dimensão dos terrenos e explorações agrícolas, o lamentável minifúndio tão ignorado. O minifúndio e o desordenamento do território resultam em custos e riscos acrescidos para todos nós. As consequências do

 problema crítico e incontornável da baixa produtividade refletem-se diretamente nos baixos rendimentos e no abandono do território. 
Viseu tem boas instituições públicas que trabalham no setor agrário: O Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, fundado em 1946  trabalha para a modernização da vinha do Dão; a   Estação Agrária de Viseu, com 25 ha SAU; a ESAV Escola Superior Agrária de Viseu do IPV Politécnico de Viseu; a CVR Dão Comissão Vitivinícola Regional do Dão; a FENAFRUTAS – Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Horto-Fruticultores, FCRL. 
Pode-se dizer que a região Viseu Dão Lafões está “dotada dos fatores críticos para a modernização e inovação” no setor agrário, mas necessita organizar-se “em torno destes organismos” para discutir e preparar o futuro, alinhando a visão e o apoio dos especialistas com a determinação e a capacidade de execução dos empresários agrários. 

Falta “organizar e consolidar um Centro de Competências” com os profissionais do setor agrário regional para dinamizar o desenvolvimento do setor agropecuário e florestal de Viseu Dão Lafões. 
Se não nos organizarmos para tratar do essencial, da baixa produtividade da agricultura na região Dão Lafões, quem o vai fazer por nós, a “tutela na capital”? 

 Viseu Dão Lafões – Como valorizar a Agricultura Floresta e Pecuária - Jornal do Centro

Jornal do Centro

pub
 Viseu Dão Lafões – Como valorizar a Agricultura Floresta e Pecuária - Jornal do Centro

Colunistas

Procurar