Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A CIM Viseu Dão Lafões concluiu, nos últimos dias, as sessões de formação para futuros técnicos de fogo controlado na região.
A iniciativa da Unidade de Ambiente e Proteção Civil Intermunicipal envolveu 25 pessoas que foram capacitados para a nova função, incluindo técnicos dos municípios da região e da própria Comunidade Intermunicipal, além de elementos da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR.
As ações decorreram desde novembro no âmbito do projeto europeu LIFE Landscape Fire Project, visando dotar agentes da Proteção Civil “de ferramentas que lhes permitam realizar planos de fogo controlado e executar técnicas de ignição para queima prescrita, bem como a posterior avaliação dos impactes da queima”.
“Com esta capacitação, estamos a dotar todo o território de Viseu Dão Lafões de um know-how muito valioso para a defesa da nossa floresta e das nossas populações. Esta iniciativa, aliada a outras iniciativas e vetores, também trabalhados no contexto da CIM, levará a uma valorização da nossa fileira florestal e, em consequência, ao reforço da coesão e resiliência do nosso território”, frisou Nuno Martinho, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal.
O fogo controlado consiste no uso do fogo sob condições, normas e procedimentos previamente definidos, para prevenir a ocorrência de incêndios na floresta.