cantinho_dos_animais-7
viseu senhora da beira
Afonso Rodrigues CD Tondela
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Desporto » Viseu e Benfica faz 99 anos: presidente quer regresso dos seniores no centésimo aniversário

Viseu e Benfica faz 99 anos: presidente quer regresso dos seniores no centésimo aniversário

pub
 Viseu e Benfica faz 99 anos: presidente quer regresso dos seniores no centésimo aniversário - Jornal do Centro
01.08.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Viseu e Benfica faz 99 anos: presidente quer regresso dos seniores no centésimo aniversário - Jornal do Centro
01.08.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu e Benfica faz 99 anos: presidente quer regresso dos seniores no centésimo aniversário - Jornal do Centro

E, de repente, 99 anos. O sonho do Viseu e Benfica começou a ser trilhado a 1 de agosto de 1924. Em 2023, o clube está à beira de soprar 100 velas. A 12 meses da data histórica, Carlos Antunes Pinto, presidente do clube não tem dúvidas de que hoje o Viseu e Benfica “vive um bom momento”.

“Está melhor do que estava há nove anos quando pegámos nele. Na altura, as coisas não estavam bem. Hoje estamos bastante melhor. 99 anos é uma data bonita. Em 2024, se Deus quiser cá estaremos para festejar o século do clube”, explica.

Os adeptos do futebol distrital certamente vão estranhar não verem perfilado o nome do Viseu e Benfica no lote das equipas que vão jogar a 1ª Divisão distrital sénior. A verdade é que a direção decidiu este ano não inscrever a equipa.

“Tivemos de dar um passo atrás na equipa sénior, não teremos seniores nos campeonatos distritais. Vamos preparar-nos melhor para o futuro e tentar manter as duas equipas da formação que competem no nacional – sub15 e sub19 e tentar a terceira equipa – os sub17. Mas o mais importante é conseguirmos manter o que temos hoje: 270 atletas em todas as modalidades. Continuamos a competir e a formar, desde os 5 aos 19 anos”, vinca o líder das ‘águias de Viseu’.

E se no futebol o foco está em desenvolver, nas restantes modalidades o objetivo é o mesmo. “Queremos aumentar os escalões de futsal. Temos dois na formação – sub15 e sub17 e seniores. Aumentámos, significativamente, os atletas no karaté, de 11 para 25 ou 26. No ciclismo BTT aumentámos para 26 atletas quando tínhamos 11. É assim que temos de tentar que o clube cresça. Não escondo que o nosso sonho é ter mais modalidades no clube. Não me podendo esquecer dos veteranos, que são uns quarenta elementos, que levam o nosso nome a todo o lado há 17 anos”, lembra Carlos Antunes Pinto.

O presidente do Viseu e Benfica assinala que “o atletismo sempre foi um ponto forte, e temos atletas a serem chamados à seleção nacional”, referindo que há uma dezena e meia de atletas na modalidade de atletismo do clube.

E porque nem só de desporto vive uma instituição, o responsável pelo Viseu e Benfica deixa a garantia de que financeiramente o clube “está de saúde”. Quanto ao número de sócios, Carlos Antunes Pinto lamenta que não esteja a conseguir fazer aumentar a lista de filiados. “Temos na ordem dos 500 sócios, que é muito pouco para um clube desta dimensão. Temos tentado e trabalhado para aumentar o número, mas não tem sido possível”

Há 9 anos na presidência, fechará o ciclo de cinco mandatos no centésimo aniversário do clube. E nove anos volvidos, Carlos Antunes Pinto não tem dúvidas de que “representar o Viseu e Benfica foi das coisas mais importantes que fiz”.

Na hora da celebração, o presidente do Viseu e Benfica lamenta que o clube “continua adormecido e a ser o parente pobre da cidade de Viseu”. “Temos lutado muito contra isso. Continuo a trabalhar todos os dias com a minha equipa por um clube apaixonante. Sempre disse que nunca deixava cair o Viseu e Benfica, mas nunca tive a ambição de ser presidente de um clube”, avança.

Para celebrar o centenário, Carlos Antunes Pinto deixa escapar dois desejos. “A prenda dos 100 anos é termos todos os escalões no futebol. Desde os petizes e traquinas até aos veteranos, com 65, 70 anos. Neste momento não termos seniores, se possível queremos voltar a ter. A juntar isso, uma equipa amadora de uma outra modalidade”, revela.

O Sport Viseu e Benfica começou esta caminhada em 1924. Na altura, os Galitos de Aveiro desafiaram a equipa viseense para jogar futebol. Edmundo de Oliveira, do Grupo União de Futebol e Abel Leonídio, do Sport Ribeira Viriato, reuniram alguns jogadores nascidos em Viseu para jogarem contra a equipa de Aveiro.

As direções dos clubes deixaram os jogadores sem qualquer apoio, numa decisão que motivou o jogador e alferes Carlos Costa a criar um novo clube na cidade de Viriato. Foi assim que a 1 de agosto de 1924 nasceu o Sport Lisboa e Viseu que anos mais tarde ficaria designado por Sport Viseu e Benfica.

O clube é a terceira filial do Sport Lisboa e Benfica. O clube comemorará os 100 anos em 2024 – ano em que Viseu é cidade europeia do desporto. O advogado Fernando Seara preside à Comissão de Honra do centenário do Viseu e Benfica.

pub
 Viseu e Benfica faz 99 anos: presidente quer regresso dos seniores no centésimo aniversário - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Viseu e Benfica faz 99 anos: presidente quer regresso dos seniores no centésimo aniversário - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar