A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
A Câmara de Viseu vai dar cerca de meio milhão de euros a seis eventos culturais do concelho. O programa Eixo Cultura Viseu vai financiar iniciativas como o Jardins Efémeros, o Festival de Jazz, o Outono Quente e o Cinema na Cidade com um total de 425 mil euros.
O Cine Clube de Viseu, a Pausa Possível, a Gira Sol Azul e a Zunzum foram os quatro promotores que celebram na terça-feira (24 de maio), com a autarquia, novos protocolos de cooperação relativos ao eixo de eventos-âncora, cujos apoios são de quatro anos. Este financiamento foi aprovado em reunião de Câmara, Eventos culturais de Viseu recebem novo financiamento.
Dos 425 mil euros de financiamento total, 340 mil são de apoio financeiro e os restantes 85 mil de apoio não financeiro.
Os apoios são destinados às iniciativas Cinema na Cidade e Vistacurta, do Cine Clube, além do Jardins Efémeros, do Que Jazz É Este? e do Outono Quente. Antes, já tinha sido celebrado o protocolo com o Conservatório Regional de Música de Viseu, que organiza o Festival de Música da Primavera, que decorreu em abril.
O presidente da Câmara, Fernando Ruas, frisou a importância destes projetos, afirmando que os eventos são “projetos já consolidados, muitos com vários anos de existência, que foram sendo amadurecidos, apresentando hoje uma enorme qualidade, pelo que espero que possamos continuar a dar todo o nosso apoio a estas realizações que são já cartões-de-visita do concelho e marcos da agenda cultural”.
Já a vereadora da Cultura e Turismo, Leonor Barata, acrescentou que os projetos contribuem para o “desenvolvimento do seu espírito crítico e exigente em relação às artes”. “Felicito ainda todos os promotores e agentes culturais por todo o seu trabalho, empenho e dedicação na realização destas iniciativas que permitem afirmar Viseu como um território de talentos e de Cultura, que a apoia e que dela usufrui”, disse.
O Eixo Cultura Viseu 2022/2025 conta com verbas de mais de 1,2 milhões de reais para as seis áreas de apoio, incluindo parcerias de programação, criação artística, programação artística, artistas e projetos emergentes, atividades com apoio anual e Teatro Viriato (este último não implica candidatura, uma vez que o teatro vai receber 380 mil euros).