Tilhon é nome maior na música de Viseu. No rap leva viseenses,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Preparados para conhecer a história deste gato atrevido? Apresentamos Golden, um gato…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Pedro Escada
por
Fábio Santos
O Aeródromo de Viseu recebe no próximo dia 11 de setembro o voo inaugural do primeiro avião totalmente elétrico certificado na Europa. A aeronave Velis Electro da Pipistrel tem o voo marcado para as 11h30.
A IFA, q ue tem uma academia aeronáutica em Viseu, é a representante exclusiva para a comercialização dos aviões da Pipistrel em Portugal e adquiriu recentemente dois aviões do modelo Velis Electro para serem usados no seu curso de pilotos.
Os aviões são totalmente elétricos e alimentados por duas baterias de lítio refrigeradas a água e com uma autonomia de voo de 50 minutos. O modelo é o único do género certificado pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA).
A IFA realça numa nota que tem vindo a reforçar a atividade em Viseu e que contribuiu com mais de 400 mil euros para a Câmara de Viseu, entre taxas, combustíveis e arrendamentos. O contributo indireto na economia local desde 2019, ano em que a empresa se instalou na região, chega aos cerca de 1,5 milhões de euros.
Agora, diz, quer reforçar ainda mais o investimento em Viseu “apostando também no aumento do número de alunos, portugueses e estrangeiros, tendo em conta que já integra estudantes de 11 diferentes nacionalidades”.
O diretor da IFA, José Madeira, explica que a compra dos aviões elétricos “visa prosseguir o nosso compromisso ambiental, diminuindo as emissões carbónicas e o ruído, e também assegurar aos alunos uma formação que acompanhe as tendências do setor”.
“Se, com o atual sistema de baterias, o Velis Electro já permite cumprir todos os requisitos necessários para as aulas de formação, em breve estamos convictos de que ganharão ainda maior autonomia em termos de tempo de voo, com todas as vantagens ambientais daí decorrentes”, explica o responsável.