A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Os concelhos de Nelas e Penalva do Castelo assinalam este fim de semana o Dia Mundial do Enoturismo. Em Nelas, as comemorações promovidas pela Câmara decorrem este sábado e domingo (9 e 10 de novembro) com um programa que inclui visitas a produtores de vinho, exposições temáticas e visitas guiadas a lagaretas medievais.
Os produtores aderentes à iniciativa em Nelas vão estar de portas abertas durante todo o fim de semana.
O programa começa às 14h00, com uma concentração na Biblioteca Municipal de Nelas, seguida da visita guiada às exposições alusivas ao tema “O Enoturismo no Coração do Dão”.
Pelas 14h45, arranca a visita à lagareta medieval do Passal, na freguesia de Senhorim. Às 15h30, a adega da Pedra Cancela vai receber uma prova de vinhos e uma explicação técnica sobre as castas do Dão.
Pelas 16h15, o Solar de Vilar Seco acolhe uma sessão de harmonização dinamizada pelo chef Gilbert Jean Van Lee com provas de vinhos do produtor Caminhos Cruzados. Por fim, às 17h00, a adega da Casa de Santar recebe uma prova de vinhos e um magusto.
Já em Penalva do Castelo, o Dia Mundial do Enoturismo vai ser assinalado este sábado na Casa da Ínsua, onde a visita começa às 14h30. Duas horas mais tarde, pelas 16h30, arranca a harmonização de sabores e aromas locais. A lotação já está esgotada.
A autarquia de Penalva do Castelo organiza programas do Dia Mundial do Enoturismo desde 2018, percorrendo as quintas e adegas do concelho e levando o público a conhecer os espaços, produtores e engarrafadores locais.
Além da Casa da Ínsua (que é a quinta anfitriã este ano), o circuito de vinhos do concelho também é composto pela Adega Cooperativa de Penalva do Castelo, Adega da Corga, Quinta da Boavista, Quinta da Rebôtea, Quinta da Vegia e Quinta do Serrado.
O Dia Mundial do Enoturismo junta municípios, produtores e outros agentes de enoturismo de vários pontos do mundo, que apresentam um vasto leque de propostas que permitem conhecer e usufruir da diversificada oferta nessa área.
Mais de 600 cidades e municípios de vários pontos do mundo são convidados a assinalar o Dia Mundial do Enoturismo e que Portugal “tem sido uma referência nestas comemorações”.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho e a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal promovem as comemorações da data em Portugal. São ainda parceiras desta comemoração a AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo, a Città del Vino, Acevin e Iter Vitis.
Entre as propostas, estão visitas às adegas e às vinhas e degustações de vinhos harmonizados com produtos gastronómicos.