Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Vista Alegre lançou recentemente três peças comemorativas dos 200 anos da história da fábrica. A marca do Grupo Visabeira explica que os novos artigos “são representativas dos grandes temas que têm sido trabalhados pela Vista Alegre ao longo da sua longa vida: a arte contemporânea, a pintura manual e a excelência do cristal”.
Uma dessas peças é “A Ilha do Pôr-do-Sol”, criada pela dupla de criadores Os Gémeos (Otávio e Gustavo Pandolfo) e que revela uma “forte expressão dos laços que ligam a Vista Alegre ao Brasil ao longo de um percurso de 200 anos”. O prato decorativo de grandes dimensões cruza a arte urbana com a da porcelana.
Já os “Discípulos de Rousseau” recordam a contratação de Victor Rousseau que, em 1835, constituiu “uma revolução na manufatura da porcelana Vista Alegre, com a introdução de técnicas e decorações totalmente inovadoras”. “Duzentos anos depois, os seus discípulos, os pintores da Manufatura, inspiraram-se nesta referência da empresa e na sua longa história para pintar à mão o refrescador”, acrescenta a Vista Alegre.
O resultado final reflete “o trabalho individual de cada um, em que cada pintor idealizou e pintou uma parte da peça com referências históricas da Vista Alegre, dando continuidade à criatividade de quem pintou anteriormente”, explica ainda a empresa.
A peça “Hommage” homenageia a história da marca em forma de jarrão com um metro de altura, combinando cristal e vidro. A peça é inspirada no movimento cultural do neoclassicismo, que marcou o século XVIII.