Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Os dois homens, de 41 e 51 anos, que esta manhã ficaram gravemente feridos devido a uma violenta explosão no interior de uma pedreira, em Barbeita (Viseu), já foram transportados para o Centro Hospitalar Tondela-Viseu.
As vítimas sofreram vários ferimentos graves, sobretudo ao nível dos membros inferiores e abdómen, disse aos jornalistas Rui Leitão, comandante dos Bombeiros Voluntários de Viseu, que esteve a coordenar as operações.
“As vítimas sofreram fraturas múltiplas, diversas escoriações, sobretudo nos membros inferiores e abdómen. Foram transportadas em duas ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Viseu, acompanhadas pela VMER”, explicou.
Dada a complexidade do incidente, os meios de socorro tiveram um trabalho redobrado. “À nossa chegada, tínhamos dois feridos em estado muito grave. Foi uma operação complexa, com um cuidado redobrado pelo facto de estarmos num ambiente supostamente explosivo, porque não sabemos o porquê do incidente e, por isso, tínhamos que ter um cuidado redobrado para garantir a segurança dos operacionais e para que o socorro fosse feito com sucesso, e não passasse além do cenário que já estava, evitando outros feridos”, explicou Rui Leitão.
No local esteve mais de uma dezena de operacionais. “À escala municipal mobilizamos todos os meios que entendíamos adequados para esta situação, Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários, INEM e, face à dúvida inicial, carregamos com aquilo que seria o dispositivo mais adequado, esclareceu Rui Nogueira, coordenador municipal de Proteção Civil e 2º comandante dos Bombeiros Sapadores de Viseu e , que também esteve no local.
Ao que foi possível apurar, o incidente terá acontecido devido a “um rebentamento com explosivos”, apesar de as vítimas não estarem a trabalhar diretamente com estes engenhos. PSP e GNR estão agora no local a fazer os trabalhos de perícia, para apurar as causas do acidente.
O alerta foi dado às 9h07, foram mobilizados 12 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Viseu, com cinco veículos; oito elementos dos Sapadores de Viseu, apoiados por três veículos; VMER, GNR e PSP. No total, estiveram na ocorrência 28 operacionais.