Prontos para a temporada de “Bem-Vindo a”? Um programa que destaca os…
Dá um toque pessoal ao teu look com joias minimalistas e relógios…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Festival de Imagem de Natureza de Vouzela regressa este ano ao concelho, mas com um novo nome, o “Insitu”, a 6, 7 e 8 de maio.
A Câmara Municipal anunciou que, após dez edições, o evento irá renascer “para um novo ciclo, evolutivo, diferente, sustentável, mas que continua a ter na sua génese a valorização do património natural, paisagístico e da biodiversidade”.
O programa vai incluir exposições, workshops, palestras com fotógrafos e o concurso que distingue o melhor fotógrafo de natureza.
O anterior festival Vouzela já não vai receber festival de fotografia Cinclus. Organização abandona projeto depois de o diretor artístico e a restante equipa organizadora ter abandonado o projeto, que antes era intitulado de “Cinclus”, em agosto do ano passado. Agora, o evento renasce com o nome “Insitu”.
“Através da imagem de natureza, pretende-se com este festival continuar a passar uma mensagem de preservação dos ecossistemas, valorizando, em particular, o território que o acolhe, o Parque Natural Local Vouga Caramulo – Vouzela, a primeira área protegida com gestão local do país, criada em 2015”, acrescenta a nota divulgada pela Câmara, que garante que os objetivos do festival, que já vai na 11.ª edição, se mantêm intactos.
“O Insitu pretende enaltecer os elementos identitários e endógenos do território, nomeadamente os seus abundantes valores naturais, promovendo a sua preservação e valorização. O poder da imagem dará o mote para a consagração da natureza mais bela e recôndita, percecionada através do olhar dos fotógrafos de natureza e vida selvagem, vetores essenciais na divulgação e promoção dos valores naturais junto do público e na transmissão do apelo conservacionista”, explica a organização.
O Insitu – Festival de Imagem de Natureza de Vouzela é uma organização da Câmara Municipal de Vouzela e da comissão Insitu, contando com o apoio do grupo Generg e da associação Vouzelar.