WhatsApp Image 2025-07-15 at 205734
vencedor concurso vinhos dão 2025
default
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25
HÉLIO MARTA IL VISEU web
autarquicas 2025
autárquicas 25
vencedor concurso vinhos dão 2025
trilho varzielas ofrades caramulo
loja CBD
Home » Notícias » Concelho » Lamego » ZigurFest regressa a Lamego no final de julho e celebra 15 anos

ZigurFest regressa a Lamego no final de julho e celebra 15 anos

Programação inclui concertos, performances, rádio online e workshops com participação aberta

 ZigurFest regressa a Lamego no final de julho e celebra 15 anos - Jornal do Centro
15.07.25
fotografia: Vera Marmelo
partilhar
 ZigurFest regressa a Lamego no final de julho e celebra 15 anos - Jornal do Centro
15.07.25
Fotografia: Vera Marmelo
pub
 ZigurFest regressa a Lamego no final de julho e celebra 15 anos - Jornal do Centro

O ZigurFest está de volta a Lamego para assinalar 15 edições. Entre 31 de julho e 2 de agosto, o festival volta a mostrar o seu compromisso com a “pluralidade, a inclusão e o território, apresentando um programa multidisciplinar que cruza música, artes visuais, performance e criação comunitária, sem nunca perder o diálogo com o património e a comunidade local”.

Foi criado em 2011 e tem-se afirmado como “um espaço de descoberta, colaboração e resistência cultural, e também de renovação”, mantendo “a tradição de não repetir artistas de edições passadas na programação”. 

Este ano, o ZigurFest volta a apostar “em parcerias com artistas e instituições locais, e em propostas que transformam Lamego num laboratório de criação e partilha”.

O festival arranca a 31 de julho, com a apresentação do programa às 14h30, seguida da inauguração da exposição “Lá Está, o Sol” às 15h00, “fruto da residência artística de Bá Álvares e Oro Íris com a Associação Portas Prá Vida, com curadoria de Philippe Pires da Luz e apoio do Museu de Lamego”. 

Os materiais gráficos do festival resultam também de trabalhos dos utentes da associação, e estarão disponíveis em formato de merchandise, como t-shirts, tote bags e posters.

No mesmo dia, o ZigurFest estreia-se em Cambres com os concertos de Evaya, Amijas e com a apresentação do projeto de residência entre a Banda Marcial de Cambres e Jerry the Cat.

Ainda a 31 de julho, pelas 16h30, decorre o workshop “De um ponto nasce o mundo”, de Filipa Valente, na Casa do Artista de Lamego, em colaboração com a Fundação de Serralves. A iniciativa “dialoga com a exposição ecos, rastos, ritmos, que reúne obras de Pedro Tudela e Jorge Pinheiro”. A participação é gratuita e a inscrição será feita no local, por ordem de chegada.

Durante os três dias do festival, decorre o workshop de criação musical “Furor Iminente”, aberto à comunidade, independentemente de ter ou não conhecimentos musicais. A apresentação final realiza-se no Palco Ponte, a 2 de agosto. As inscrições devem ser feitas através do site oficial do evento

Também regressa a ZIGUR.FM, uma rádio temporária online com chamadas abertas a criações sonoras de todo o país, incluindo mixtapes, dj-sets e colagens.

Entre os destaques desta edição está “Ocupação para o Fim do Mundo”, de Cárin Geada e Cristina Planas Leitão, “uma criação encomendada pelo ZigurFest que ocupará diversos espaços do Teatro Ribeiro Conceição”, entre as 21h00 e as 23h00 nos dias 1 e 2 de agosto.

O Palco Ponte recebe concertos de Van Der, I’A’V, Paulo Vicente 4tet (com Joana Guerra, Luís Vicente e Jerry the Cat) e Just Fish, junto ao rio Balsemão. Já o Palco Olaria acolhe, na noite de 1 de agosto, os concertos de Ideal Victim, Deambula e Spitbender. No dia seguinte, o encerramento faz-se na Alameda com Rafeiro, bcc e Fidju Kitxora.

O festival reforça este ano a sua acessibilidade com um “serviço de pick-up exclusivo para cegos, com ponto de encontro no Teatro Ribeiro Conceição”, que pode ser requisitado por email: zigurfest@gmail.com. Os concertos de Rafeiro e bcc, no Palco Alameda, vão ter interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

O ZigurFest conta com o apoio da Câmara Municipal de Lamego e “celebra 15 anos de liberdade e criação coletiva” de 31 de julho a 2 de agosto.

pub
 ZigurFest regressa a Lamego no final de julho e celebra 15 anos - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 ZigurFest regressa a Lamego no final de julho e celebra 15 anos - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar