A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…
Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Depois de uma semana de primavera com vento e temperaturas baixas, a chuva e o frio voltam este fim de semana.
Para muitos o clima chuvoso pode ser o pretexto ideal para ficar em casa, relaxar e finalmente ver aquela série que já estava na lista há imenso tempo, mas para quem tem crianças pequenas, o cenário pode ser um pouco diferente. Com o frio a mantê-las dentro de casa e com os níveis de energia a ultrapassar qualquer escala, pode ser difícil encontrar atividades para os manter entretidos.
Além disso, o tédio pode bater à porta e o clima chuvoso pode ser sinónimo de trabalho doméstico extra para os pais. O resultado? Os pais veem-se perante o desafio de encontrar atividades no interior que sejam dinâmicas para os mais novos antes que o fim de semana se transforme em mais uma maratona de birras.
Para evitar esta situação, o Jornal do Centro fez uma lista de quatro atividades que pode fazer com os mais pequenos para usufruir de tempo de qualidade em família.
A primeira sugestão passa por jogos de tabuleiro como o Dominó, o Monopólio ou o Mikado.
Este tipo de atividades são uma excelente forma de estimular o raciocínio enquanto a criança desfruta de um momento de diversão. Além disso, pode ser útil para promover a cooperação e o trabalho conjunto entre pais e filhos ao mesmo tempo que estes partilham momentos de felicidade em conjunto.
A segunda sugestão é uma ideia simples, mas cheia de potencial para entreter os mais novos. Em família, transformem a vossa sala de casa num pequeno cinema e escolham filmes como os clássicos da Disney “Papuça e Dentuça” ou “Branca de Neve”. As crianças podem ainda preferir os filmes que vão de certeza resultar em várias gargalhadas, como “Panda do Kung Fu” ou “Shrek”.
Os pequenos adoram participar na preparação de atividades como esta, onde podem ajudar os pais a escolher os snacks, as bebidas e o sítio do sofá onde se podem aconchegar e desfrutar do filme.
Contudo, se preferir passar tempo longe dos ecrãs e procura uma alternativa mais dinâmica, a sua cozinha pode ser o sítio ideal.
Transforme o seu filho num mini chefe e coloquem ambos as mãos na massa! Não precisa de ser uma receita digna de uma estrela Michelin, uma simples pizza é mais do que suficiente. Os miúdos adoram envolver-se na preparação das receitas e misturar ingredientes diferentes, numa paleta de várias cores e sabores. Não esquecer o mais importante nesta atividade: comer, comer e comer!
Para terminar, sugerimos atividades sensoriais e artes plásticas como pintura, desenho, e resolução de puzzles.
Estas atividades mantêm os mais pequenos entretidos e estimulam a sua criatividade, a coordenação motora e a concentração, que são competências essenciais para o desenvolvimento das crianças. Para além disso, são momentos perfeitos para reforçar os laços familiares tudo, sem sair de casa!
Por fim, um lembrete para os nossos leitores, mesmo com o céu cinzento lá fora há sempre espaço em casa para colocar felicidade nas crianças.
*em estágio