bombeiros50
fitur dia 1 2026
viseu rockfest_miguel guerra photos
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Academia STEM de Mangualde elogiada em encontro internacional

Academia STEM de Mangualde elogiada em encontro internacional

Modelo da academia foi elogiado como um exemplo a seguir no encontro internacional "Educating the Educators V", que decorreu recentemente no Chipre

 Negócio das telecomunicações dá o maior lucro ao Grupo Visabeira
14.05.25
fotografia: Câmara de Mangualde
partilhar
 Negócio das telecomunicações dá o maior lucro ao Grupo Visabeira
14.05.25
Fotografia: Câmara de Mangualde
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Academia STEM de Mangualde elogiada em encontro internacional

A Academia STEM de Mangualde e o seu modelo foram elogiados como um exemplo a seguir no encontro internacional “Educating the Educators V”, que decorreu recentemente no Chipre.

O evento de educação STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) reuniu especialistas, investigadores e educadores de todo o mundo para discutirem os desafios e as oportunidades da educação científica e matemática no século XXI.

“Constatámos, mais uma vez, que o modelo que estamos a implementar é altamente reconhecido no estrangeiro, tal como em Portugal, pelo facto de a Câmara Municipal de Mangualde, ser a única que tem a visão de investir numa equipa especializada, exclusivamente dedicada a desenvolver o projeto STEM junto da comunidade escolar, que é o que nos permite concretizar este projeto de forma diferenciadora”, explica Fábio Ribeiro, coordenador da Academia STEM.

No “Educating the Educators V”, foram discutidos os desafios e as oportunidades da inteligência artificial na educação, realizaram-se workshops e foi visitado um centro de educação ambiental. Os participantes concordaram que é prioritário reforçar no futuro o investimento na educação STEM.

A Academia STEM – a única academia do género em Portugal que detém em simultâneo dois selos de excelência, tendo conquistado recentemente as distinções STEM School Label Expert e NBS School Expertise da Scientix – adapta os currículos à realidade local e tem parcerias com várias empresas de Mangualde que recebem os alunos para atividades práticas.

“Este é um aspeto que nos distingue porque os alunos não se limitam a fazer uma visita guiada a um local. Efetivamente, aprendem a aplicar os conhecimentos teóricos, o que lhes permite compreender e valorizar as matérias de forma mais efetiva e, consequentemente, a alcançarem uma aprendizagem mais sólida”, diz Fábio Ribeiro.

O coordenador da Academia STEM acrescenta que o projeto “causa muito impacto”. “Chegámos a ouvir, nomeadamente de Agueda Gras-Velazquez – uma referência europeia na área da educação STEM – porque não existem em Portugal mais academias STEM como a de Mangualde”, refere.

Já o vereador da Educação na Câmara de Mangualde, Rui Costa, refere que a presença no “Educating the Educators V” demonstra que o município está “na linha da frente” com a aposta na educação STEM. A Academia STEM de Mangualde é desenvolvida junto dos alunos do Agrupamento de Escolas local. 

pub
 Negócio das telecomunicações dá o maior lucro ao Grupo Visabeira

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Negócio das telecomunicações dá o maior lucro ao Grupo Visabeira

Notícias relacionadas

Procurar