Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Carregal do Sal anunciou que durante o ano de 2025, 95 animais encontraram um novo lar. Destes, 32 eram canídeos (18 machos e 14 fêmeas) e 63 felídeos (24 machos e 39 fêmeas), números que demonstram o crescente envolvimento da comunidade e o compromisso municipal com a integração dos animais em famílias capazes de lhes garantir bem-estar e segurança.
Antes de chegarem à adoção, muitos destes animais foram recolhidos pelo CROA ao longo do ano. No total, deram entrada no centro 131 animais, distribuídos por 61 canídeos e 70 felídeos. Graças à identificação eletrónica e ao contacto com os detentores, foi possível restituir 13 cães às suas famílias, sublinhando a importância do microchip na recuperação de animais perdidos.
A atividade do CROA estendeu-se também ao domínio da saúde e profilaxia. Em 2025 foram administradas 189 vacinas antirrábicas, 136 no âmbito das campanhas municipais e 53 nas instalações do centro , e 84 vacinas destinadas à prevenção de outras doenças infetocontagiosas.
No que respeita à identificação eletrónica, foram colocados 155 microchips, 56 em campanhas e 99 no CROA.
No âmbito do controlo da população animal, foram realizadas 85 esterilizações, envolvendo 41 canídeos (23 machos e 18 fêmeas) e 44 felídeos (16 machos e 28 fêmeas). Segundo o CROA, “esta medida continua a ser fundamental para prevenir o abandono e promover a saúde pública”.