Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A galeria de arte contemporânea Venha a Nós a Boa Morte (VNBM) anuncia a abertura das inscrições para o seu serviço de mediação, destinado exclusivamente às comunidades educativas e sociais de Viseu. O programa inclui visitas guiadas e workshops gratuitos e estará disponível até 10 de março.
Segundo a VNBM, “temos apenas 21 sessões disponíveis até 10 de março, pelo que solicitamos aos professores/educadores que inscrevam os seus grupos, o quanto antes”. A galeria vai ainda reservar três sessões para escolas ou instituições que ainda não tenham tido acesso ao serviço, “para que possamos chegar a mais pessoas”.
As atividades incluem visitas guiadas à exposição de desenho de Fernanda Fragateiro e workshops para alunos do ensino pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclo, ensino secundário e universitário, seniores e grupos educativos ou sociais com necessidades especiais. “Mais de 1 dezena de atividades de mediação gratuitas [foram] criadas pela VNBM com os artistas que estiveram em residência na galeria”, indica a instituição.
As sessões decorrem numa sala dedicada às atividades plásticas, com todos os materiais disponibilizados pela equipa da VNBM. “Temos todos os materiais que o seu grupo precisa para fazer as atividades da VNBM” refere a galeria.
A participação é gratuita e a VNBM explica o motivo: “entendemos que num período difícil que as famílias portuguesas estão a passar, o acesso intelectual, social e físico a atividades de mediação artística deve ser simples e gratuito, para a promoção deste direito constitucional das populações/comunidades”.
Além das atividades de desenho, a galeria disponibiliza outro pólo a 50 metros do espaço principal, onde está patente a exposição de fotografia de José M. Rodrigues, com a participação de alunos da Escola Superior de Educação de Viseu, da Universidade Sénior de Ranhados e de dois artistas de Viseu. “Visitas guiadas à exposição de JMR para todos os níveis de escolaridade” também fazem parte do programa.As inscrições podem ser feitas por telefone, através do número +351 963 188 030, ou por e-mail para anasampaio.jardinsefemeros@gmail.com.
A VNBM propõe atividades de mediação artística que incluem visitas guiadas, workshops e acompanhamento direto de artistas, com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade educativa e social de Viseu à experiência artística.