sementeira
RI14
PREDIO(1)-min
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25
autárquicas 25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
cruzeiro-rio-douro-novo-3
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Home » Notícias » Lifestyle » Dia da Árvore: Abrace o eucalipto de Contige e dê uma volta pelo Sátão

Dia da Árvore: Abrace o eucalipto de Contige e dê uma volta pelo Sátão

pub
 Dia da Árvore: Abrace o eucalipto de Contige e dê uma volta pelo Sátão - Jornal do Centro
18.03.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Dia da Árvore: Abrace o eucalipto de Contige e dê uma volta pelo Sátão - Jornal do Centro
18.03.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Dia da Árvore: Abrace o eucalipto de Contige e dê uma volta pelo Sátão - Jornal do Centro

Para assinalar o Dia da Árvore, elegemos a árvore mais emblemática da região: o eucalipto de Contige, localizado no Sátão.

Plantada na Estrada das Donárias, por volta de 1878, e identificada como um dos maiores eucaliptos do país, a árvore tem onze metros de perímetro, de acordo com a Freguesia do concelho. Situa-se na estrada que une Viseu a Sátão, a Estrada Nacional 229.

A celebração deste dia tem como objetivo sensibilizar e alertar as pessoas para a importância e necessidade da preservação do meio ambiente. De maneira a celebrá-lo, para além de conhecer o eucalipto de Contige, pode aventurar-se nos percursos pedestres espalhados pelo concelho de Sátão.

Rota do Míscaro

Nível de dificuldade: Baixo/Médio
Distância: 18km
Duração: 5h

A Rota do Míscaro é um percurso circular com 18km de extensão que parte do Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos, em Rãs, na freguesia de Romãs. Os pontos de interesse da rota são: o rio Vouga, o Convento do Senhor Santo Cristo de Fraga, a Capela de São Matias, o Convento de Santa Eufémia e a Quinta do Trabulo.

Rota do Barroco

Nível de dificuldade: Médio
Distância: 20km
Duração: 5h15

A Rota do Barroco é também um percurso circular com 20km de extensão. Tem início junto à igreja de Santa Maria e ao antigo Solar dos Albuquerques, tendo como pontos de referência o rio Sátão, as capelas de Nossa Senhora da Esperança e de Santo António, Igreja Matriz de Rio de Moinhos, Igreja Paroquial de Mioma, antigo Mosteiro de Nossa Senhora da Oliva e a Capela de Santo António.

Rota do Barrocal

Nível de dificuldade: Médio
Distância: 14km
Duração: 4h

Com 14km de extensão, a Rota do Barrocal é um percurso circular com início no Santuário do Senhor da Agonia, sendo este o primeiro ponto de interesse. Pode também conhecer pelourinho e Museu Municipal de Gulfar, Capela da Nossa Senhora da Conceição, Laje da Deguedinha, Capela da Nossa Senhora do Barrocal, Igreja Matriz de Romãs e a Capela de Santa Eufémia.

pub
 Dia da Árvore: Abrace o eucalipto de Contige e dê uma volta pelo Sátão - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Dia da Árvore: Abrace o eucalipto de Contige e dê uma volta pelo Sátão - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar