Nem a chuva afastou os mais novos de festejarem o Dia da Criança. O Parque Urbano da Radial de Santiago, em Viseu, recebeu dezenas de petizes, numa iniciativa da Câmara Municipal de Viseu e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).
Francisco Machado foi uma das crianças que aproveitou a tarde desta segunda-feira para se divertir. “Já fiz escalada, andei de bicicleta e já vi o carro dos bombeiros e da polícia. Foi divertido”, contou.
Também as amigas Beatriz Robalo e Carolina Costa marcaram presença e foi dentro de uma das viaturas dos Bombeiros que falaram sobre esta iniciativa.
“Tivemos a apitar na buzina e a fazer o que os Bombeiros fazem nas suas missões. Foi divertido e fizemos coisas novas”, asseguram.
Um circuito com vários desafios, demonstrações de basquetebol, artes marciais, conhecer de perto o trabalho da GNR, PSP, Bombeiros ou Exército foram algumas das atividades.
“A GNR trouxe até aqui todas as valências disponíveis no distrito de Viseu e à parte disso montamos um circuito rodoviário onde as crianças podem andar de bicicleta e testar os seus conhecimentos das regras de trânsito. Temos ainda a tão desejada demonstração dos meios cinotécnicos que as crianças adoram”, explicou o Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Viseu, Capitão Bruno Marques.
Já Anabela Guedes, presidente da CPCJ de Viseu, lembrou que o grande objetivo da iniciativa “é trazer os meninos para a rua, para poderem conviver, brincar, mexer na terra e correr. No fundo, tudo aquilo que há quase um ano e meio não conseguem fazer”.