Acidente IP3 estrada Bombeiros Santa Comba Dão 2
goat são pedro do sul
Jogadores Carregal do Sal
aluguer aluga-se casas
aluga-se
arrendar casa

Tranquilidade, ar puro e vistas apaixonantes. O Baloiço do São Macário, em…

23.05.25

Filmar num restaurante é um desafio delicioso: há vapor nas lentes, comida…

22.05.25

Na encosta da Serra da Arada, no concelho de São Pedro do…

20.05.25
manuel-marques
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
serra mata e hotel do bussaco
palácio condes anadia mangualde
chave michelin
Home » Notícias » Concelho » Tondela » Poluição em rio de Tondela preocupa populares

Poluição em rio de Tondela preocupa populares

Denúncias de populares apontam para uma situação que se prolonga há vários anos. Miguel Torres, candidato do PS à autarquia de Tondela, também já se pronunciou e diz que o rio Criz está a ser “agredido”

 Poluição em rio de Tondela preocupa populares - Jornal do Centro
06.05.25
fotografia: Facebook Ao'tom'dela
partilhar
 Poluição em rio de Tondela preocupa populares - Jornal do Centro
06.05.25
Fotografia: Facebook Ao’tom’dela
pub
 Poluição em rio de Tondela preocupa populares - Jornal do Centro

Populares do concelho de Tondela estão a denunciar descargas poluentes que têm surgido recentemente no rio Criz. Nas redes sociais surgiram denúncias que davam conta de focos de poluição naquele curso de água que atravessa localidades como Santiago de Besteiros, Campo de Besteiros, Castelões e Molelos, entre outras.

As denúncias apontam para o cheiro nauseabundo e a água escurecida, e para o facto desta situação se prolongar há vários anos, apesar dos alertas às autoridades. E também há quem pede que seja feita uma manifestação em frente à Câmara de Tondela, que tem alertado as autoridades. Em 2021, a autarquia denunciou a poluição no rio Dinha à GNR.

Já esta terça-feira (6 de maio), o candidato do PS à Câmara de Tondela nas autárquicas, Miguel Torres, pronunciou-se sobre o tema e referiu que o rio Criz está a ser “sistematicamente agredido”.

“As repetidas descargas poluentes, ou escorrências mais uma vez verificadas hoje, e que continuam impunes, são um atentado ao ambiente e ao futuro sustentável que todos desejamos. Não podemos continuar a assistir, passivamente, à degradação de um recurso vital para o nosso território e para as próximas gerações”, critica o candidato em comunicado às redações.

Miguel Torres lamenta ainda o que considera ser a falta de ação das autoridades. “Se os atuais meios de fiscalização são insuficientes, é imperativo mobilizar todas as entidades competentes – SEPNA, CCDR, APA e Ministério do Ambiente – para travar esta destruição. Exigimos respostas claras: se estas instituições não têm capacidade para agir, que digam quem as deve substituir. A impunidade não pode ser uma opção”, diz.

Apesar de reconhecer que “monitorizar e penalizar estas situações é complexo”, Miguel Torres diz que “a dificuldade não justifica a inação”.

“É tempo de as autoridades definirem uma estratégia concertada e eficaz para investigar com rigor as origens das descargas, identificar e responsabilizar os causadores das mesmas e reforçar a prevenção, garantindo que o Rio Criz deixe de ser alvo de crimes ambientais”, sustenta o candidato do PS, que quer “medidas urgentes” para resolver a poluição no rio Criz.

pub
 Poluição em rio de Tondela preocupa populares - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Poluição em rio de Tondela preocupa populares - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar