ricardo pardal
Camara Municipal de Mangualde
mentores-formação-scaled
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Novo presidente do Politécnico quer mais envolvência com a região

Novo presidente do Politécnico quer mais envolvência com a região

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
29.06.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
29.06.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Novo presidente do Politécnico quer mais envolvência com a região

O recém-eleito presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), José Costa, diz que quer um instituto a envolver-se cada vez mais com a região. A tomada de posse deve acontecer em setembro.

O professor da Escola Superior de Saúde foi eleito presidente esta terça-feira (29 de junho) na última reunião do Conselho Geral do Politécnico. Dos 30 elementos do órgão superior da instituição de ensino superior, 23 votaram a favor de José Costa.

O novo presidente irá assim suceder a João Monney Paiva, o atual presidente do IPV que obteve apenas sete votos no seio do Conselho Geral e que vai ter de deixar o cargo após quatro anos na liderança.

Em declarações ao Jornal do Centro, José Costa mostrou-se satisfeito com a vitória, mas realçou que o mais importante para si é a instituição.

“Este foi um percurso longo que termina hoje com a eleição, sendo que os conselheiros votaram no sentido de eu ser eleito presidente. Naturalmente eu estou satisfeito, mas sei da responsabilidade que tenho pela frente e do que tenho de fazer para ter um instituto unido junto da comunidade onde está inserido e da diáspora portuguesa”, afirmou.

Ao Jornal do Centro, José Costa não revelou quem o vai acompanhar na presidência do IPV. No entanto, o novo presidente disse não antecipar problemas na transição de poderes, esperando que tal decorra “de uma forma natural”.

“Eu conheço as pessoas (da atual direção) porque querem o bem do Instituto com todos os processos e tudo o que está em curso para darmos continuidade e porque temos esta responsabilidade enquanto instituição para com as empresas, as universidades e os institutos. Iremos fazer a transição de uma forma plena porque o Instituto está acima de tudo”, garantiu.

José Costa defendeu que o IPV tem de estar disponível para colaborar com todas as entidades para abrir oportunidades aos alunos e aos professores e também para abrir caminho à investigação.

“Tem de haver um sentido recíproco que é muito importante porque o Instituto tem a consciência da importância no território e porque tem de estar disponível para colaborar com as empresas e as instituições seja na investigação e na inovação ou seja para ter os seus professores e estudantes disponíveis para o território”, afirmou.

O novo responsável defendeu ainda uma “corresponsabilidade no dia-a-dia do Instituto” envolvendo as empresas e as instituições com vista a colaborar na formação dos estudantes “porque são eles que vão estar amanhã no mercado do trabalho e quanto mais competências terem, melhor”. “É esse o nosso desejo”, rematou.

José Costa destacou também a necessidade de criar relações com as autarquias, as comunidades intermunicipais e as escolas secundárias e profissionais, no sentido de capitalizar a vinda dos estudantes para o IPV.

O novo presidente, que já ocupou o cargo de vice entre 2009 e 2017, justificou a sua candidatura com os apelos da comunidade académica. José Costa foi eleito para o quadriénio 2021-2025.

O Jornal do Centro tentou contactar o atual presidente do Politécnico de Viseu, Monney Paiva, mas sem sucesso.

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Outras notícias

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Notícias relacionadas

Procurar