Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
A região de Lafões vai receber este próximo fim de semana o espetáculo “Origens”, criado pela associação Binaural Nodar no âmbito do projeto intermunicipal de programação cultural em rede Lafões – Terras de Cultura.
As apresentações estão marcadas para as 21h00 de sexta-feira (17 de setembro) no Parque das Nogueiras em São Pedro do Sul, as 16h00 de sábado (dia 18) na zona de lazer de Porto Várzea em Vouzela e as 16h00 de domingo (dia 19) na praia fluvial de Destriz em Oliveira de Frades.
O espetáculo visa congregar expressões culturais dos municípios de Vouzela, São Pedro do Sul e Oliveira de Frades como grupos folclóricos, de bombos, de teatro e de dança, juntando aspetos mais contemporâneos como paisagens sonoras, arte sonora, música contemporânea e performance.
“Origens” contará a história de três deusas romanas – Ceres, Juturna e Cibele – que chegam às terras de Lafões para concederem os dons do cultivo dos cereais, do domínio das águas das nascentes e da modelação das pedras para habitação e energia, celebrando assim a vitalidade ancestral das comunidades rurais da região.
A peça vai juntar vários grupos e artistas. Em São Pedro do Sul, vão participar a Confraria Gastronómica de Lafões, o Grupo de Teatro da Escola de Artes da Associação Cultural e Recreativa de Oliveira de Frades (ACROF), o Grupo de Bombos de Campia, a Associação de Solidariedade Social de Lafões (ASSOL), os ranchos folclóricos Pesos do Sul e da Casa do Povo de Manhouce, o poeta e performer espanhol Jorge Pascual, a violoncelista e artista plástica Mónica Jorquera e João Marques.
Em Vouzela, além da Binaural Nodar, também participam a Associação de Teatro Amadora de Baiões, o Rancho Infantil e Juvenil de Oliveira de Sul, o Rancho Folclórico de Nespereira, a Confraria Gastronómica de Lafões, o Grupo de Bombos da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos, o Grupo de Bombos Cercosa, a ASSOL e também João Marques, Jorge Pascual e Mónica Jorquera.
Já em Oliveira de Frades, participam o Grupo de Teatro da ACROF, o Rancho Infantil e Juvenil da Freguesia de Sul, o Rancho Folclórico de Serrazes, a Confraria Frango do Campo, o Grupo de Bombos “Os Amigos de Levides”, os Bombos da ASSOL e ainda José Carlos Nogueira e José Miguel Figueirinhas, que se juntam a João Marques, Jorge Pascual e Mónica Jorquera.