cabrito do caramulo tondela
miguel tavares farmaceutico hospital de viseu prémio
ACERT
aluguer aluga-se casas
aluga-se
arrendar casa

Na encosta da Serra da Arada, no concelho de São Pedro do…

20.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

19.05.25

Sem planos para o fim de semana? Dê um salto até São…

17.05.25
manuel-marques
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
serra mata e hotel do bussaco
palácio condes anadia mangualde
chave michelin
Home » Notícias » Diário » Comandante de Oliveira de Frades integra nova direção da Liga dos Bombeiros

Comandante de Oliveira de Frades integra nova direção da Liga dos Bombeiros

pub
 Comandante de Oliveira de Frades integra nova direção da Liga dos Bombeiros - Jornal do Centro
05.11.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Comandante de Oliveira de Frades integra nova direção da Liga dos Bombeiros - Jornal do Centro
05.11.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Comandante de Oliveira de Frades integra nova direção da Liga dos Bombeiros - Jornal do Centro

O comandante dos Bombeiros de Oliveira de Frades, Fernando Farreca, faz parte dos novos órgãos sociais da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Fernando Farreca vai representar o distrito de Viseu na estrutura executiva da instituição, que recentemente elegeu António Nunes como o novo presidente.

Em declarações ao Jornal do Centro, Fernando Farreca garante que a nova direção da Liga irá fazer “um trabalho árduo em prol dos bombeiros”.

O comandante de Oliveira de Frades não esconde que o setor bombeiro está debilitado “até pela entrada em cena de outras estruturas”, mas assegura que o principal objetivo passa por “voltar a trazer os bombeiros para o grande pilar da Proteção Civil e do socorro”.

“Queremos que o socorro seja dos bombeiros e que o ‘security’ (segurança) seja dos polícias. Queremos estar cá para dignificar os bombeiros”, acrescenta.

Entre as prioridades da nova direção, acrescenta Fernando Farreca, estão as carreiras profissionais e o reforço do financiamento para as associações humanitárias “pois passam por problemas graves”. Os problemas relacionados com o voluntariado também estão entre as preocupações da Liga.

“Queremos inverter este ciclo e queremos afirmar uma Liga moderna, transparente e capaz de honrar os 650 anos de história dos bombeiros portugueses”, afirma o novo dirigente.

Outra das prioridades passa por defender a criação de um comando nacional para todos os bombeiros do país, revela Fernando Farreca. “Somos a única força no terreno que não tem um comando nacional e nós queremos ter isso e uma hierarquização completa das estruturas”, finca.

O comandante de Oliveira de Frades acrescenta que a nova direção da Liga também irá reivindicar uma nova lei de financiamento dos corpos de bombeiros, mas não só.

“Queremos rever o Fundo Social do Bombeiro e os seguros para os bombeiros, que têm de ter seguros mais fortes e robustos e que, em caso de acidente, deem condições aos familiares e aos próprios bombeiros para que possam viver com dignidade caso tenham incapacidades”, remata.

Do distrito de Viseu, além de Fernando Farreca, integra também a nova Liga de Bombeiros o comandante dos Bombeiros de Lamego, João Nuno Carvalho.

António Nunes, antigo inspetor-geral da ASAE, foi eleito como o novo líder da associação com mais de 60 por cento dos votos ou 416 votos contra a lista opositora liderada por António Carvalho, que teve 249 votos.

Os novos órgãos sociais da Liga dos Bombeiros tomam posse a 8 de janeiro do próximo ano.

pub
 Comandante de Oliveira de Frades integra nova direção da Liga dos Bombeiros - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Comandante de Oliveira de Frades integra nova direção da Liga dos Bombeiros - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar