paulo raimundo
fontelo bola académico estádio Image 2025-05-18 at 173450-3
apresentação ruas
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25
autarquicas 2025
autárquicas 25
psd
cruzeiro-rio-douro-novo-3
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Home » Notícias » Diário » Há um banco na Sé de Viseu de homenagem ao antigo bispo D. Ilídio Leandro

Há um banco na Sé de Viseu de homenagem ao antigo bispo D. Ilídio Leandro

pub
 Há um banco na Sé de Viseu de homenagem ao antigo bispo D. Ilídio Leandro - Jornal do Centro
13.12.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Há um banco na Sé de Viseu de homenagem ao antigo bispo D. Ilídio Leandro - Jornal do Centro
13.12.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Há um banco na Sé de Viseu de homenagem ao antigo bispo D. Ilídio Leandro - Jornal do Centro

O Museu de Arte Sacra, na Sé de Viseu, homenageou no último fim de semana o antigo bispo D. Ilídio Leandro com a entrega pela família das suas insígnias episcopais, nomeadamente o anel e a cruz peitoral.

Além disso, o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu também homenageou o antigo prelado com a instalação de um banco no Passeio dos Cónegos, no interior da catedral, o que “constitui um convite ao visitante a parar, a estar, em diálogo ou em silêncio, a refletir, e a contemplar a catedral e a cidade que o D. Ilídio tanto amava”.

“Convida-nos a olhar o mundo, a olhar o outro e a pensar sobre o nosso espaço neste mundo, a nossa missão, as possibilidades que se nos colocam para fazermos do mundo um mundo melhor”, é acrescentado num comunicado.

Segundo os Bens Culturais da Diocese, foram desenhadas as iniciais do nome de D. Ilídio Leandro no banco que conta com ripas de madeira sugerindo “caminhos abertos à nossa ação, que devemos percorrer lado a lado e em diálogo”.

“A configuração do apoio das costas, num retângulo aberto e envolvente, é expressiva da postura do D. Ilídio que ao longo da sua vida foi construindo pontes entre os homens e deles com Deus”, acrescenta a nota. Nas costas do banco, estão registadas duas frases do antigo bispo que morreu em 2020: “Olhar o mundo que Deus ama…” e “Tempo para amar as pessoas…”.

D. Ilídio Leandro foi bispo de Viseu entre 2006 e 2018.

pub
 Há um banco na Sé de Viseu de homenagem ao antigo bispo D. Ilídio Leandro - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Há um banco na Sé de Viseu de homenagem ao antigo bispo D. Ilídio Leandro - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar