19062318311684fbb46f6adf5288b4726455d8825a0951a0d463
acidente_
calor
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25
autárquicas 25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Diário » Velocidade Furiosa: Impacto económico na região de Viseu já se faz sentir

Velocidade Furiosa: Impacto económico na região de Viseu já se faz sentir

pub
 Velocidade Furiosa: Impacto económico na região de Viseu já se faz sentir - Jornal do Centro
20.06.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Velocidade Furiosa: Impacto económico na região de Viseu já se faz sentir - Jornal do Centro
20.06.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Velocidade Furiosa: Impacto económico na região de Viseu já se faz sentir - Jornal do Centro

A poucos dias do arranque das filmagens do décimo filme da saga Velocidade Furiosa na região de Viseu, já se fazem sentir os impactos económicos. Unidades hoteleiras, restauração, armazéns e oficinas são alguns dos serviços que estão envolvidos de perto com a produção e que vão beneficiar com a rodagem da trama que esgota bilheteiras por todo o mundo.

As filmagens de “Fast X”, que decorrem durante algumas semanas, envolvem mais de meia centena de pessoas e são vários os hotéis de Viseu que vão receber os elementos desta super produção cinematográfica. Também armazéns em vários pontos do distrito foram requisitados para servir para armazenamento e apoio logístico à produção, bem como oficinas que, ao que o Jornal do Centro apurou, também já foram contactadas.

O presidente da delegação de Viseu da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Jorge Loureiro, destacou a importância da região receber as filmagens de Velocidade Furiosa, lembrando o impacto económico que já está a ter.

“Já é visível impacto económico do ponto de vista de reservas, nomeadamente ao nível de hotéis e catering, e de espaços para armazenamento e apoio logístico para a produção”, disse, destacando que há também “uma grande expectativa relativamente ao que fica para futuro”.

Jorge Loureiro acredita que os locais de filmagem servirão de “romaria” para os fãs da saga e que isso trará ainda mais benefícios à região. “Futuramente, depois da exibição do filme, é sabido que [o local de filmagem] passa a ser um santuário de visitação e, claramente, isso é muito mais interessante”, garantiu.

O responsável disse ainda que há uma grande “expectativa” para o futuro e que as zonas por onde passarem as filmagens deverão aproveitar isso como “produto turístico”. Jorge Loureiro destacou ainda a região Centro que tem sido sinalizada como local de “excelentes condições para receber grandes produções cinematográficas”.

“Obviamente que estamos a viver um excelente reinicio de vida, económica e social, e este é mais um projeto muito significativo para nos ajudar a reerguer e levantar a cabeça ao nível daquilo que são os negócios que andam à volta do turismo. É verdade que, cada vez mais, temos uma proposta de valor naquilo que são os grades “players” mundiais para filmagens, essa foi uma aposta que o Turismo do Centro fez há uns anos, com a criação da Portugal Film Commission. Estou seguro que pelas condições naturais e a nossa organização empresarial e a forma de receber das nossas gentes, somos uma mais valia para atrair estas grandes produções que deixam, no imediato, uma pegada económica muito significativa e depois deixam um valor muito maior para futuro”, concluiu.

Local das filmagens com alterações
Se inicialmente o IP5, na zona da Penoita, no concelho de Vouzela, era o cenário ideal para as gravações da trama, alguns constrangimentos logísticos levaram a produção a mudar de planos e, ao que o Jornal do Centro apurou, essas cenas deverão ser gravadas fora de Portugal. Já a A24 continua no roteiro de filmagens, que devem acontecer entre Castro Daire, Lamego e Régua. A rodagem da famosa trama de ação Fast & Furious, protagonizada por Vin Diesel, acontecem na zona Norte e Centro do país e na região de Lisboa.

pub
 Velocidade Furiosa: Impacto económico na região de Viseu já se faz sentir - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Velocidade Furiosa: Impacto económico na região de Viseu já se faz sentir - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar