IMG_1644
Three men pose outdoors in front of a large tree; the center man is a priest wearing a clerical collar and a cross necklace.
GNR agentes
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Line of motorcycles parked in front of a historic municipal building, with riders in white shirts standing beside them on a cobblestone plaza.
Tony-Carreirajpg
5
Home » Notícias » Cultura » Santa Comba Dão cria bolsa dedicada a uma das figuras da Revolução Liberal

Santa Comba Dão cria bolsa dedicada a uma das figuras da Revolução Liberal

pub
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu
31.01.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu
31.01.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Santa Comba Dão cria bolsa dedicada a uma das figuras da Revolução Liberal

A Câmara de Santa Comba Dão vai criar uma bolsa de investigação científica para incentivar o estudo da vida e obra de José da Silva Carvalho, natural do concelho e que foi uma figura central da revolução liberal de 1820.

“José da Silva Carvalho (1782-1856) foi de tal maneira importante na vida social e política da época que é importante continuar a investigá-lo”, disse esta terça-feira (31 de janeiro) à agência Lusa o presidente da Câmara de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia.

Considerado um dos mais ilustres santacombadenses (nascido em Vila Dianteira), o magistrado foi um dos membros fundadores do Sinédrio, organização que originou a revolução liberal de 1820, no Porto.

O município iniciou em 2018 a comemoração do bicentenário da revolução liberal de 1820 e a homenagem a José da Silva Carvalho, que foi ministro de D. João VI, de D. Pedro IV e de D. Maria II e também o primeiro presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

De acordo com a autarquia, José da Silva Carvalho “teve de se exilar três vezes para Inglaterra”, sendo que, na segunda vez, “fugiu de um esconderijo que mandara construir na casa de Vila Dianteira disfarçado de criada”.

No âmbito das comemorações, entre 2018 e 2020, o município realizou três colóquios e, no ano passado, editou as suas atas num livro, que Leonel Gouveia considera muito importante para o concelho e para o país.

“Surgiu a ideia de, após todo este percurso, constituirmos esta bolsa investigação, que tem como objetivo financiar trabalhos académicos, quer sejam de mestrado ou de doutoramento”, contou o autarca à Lusa.

Leonel Gouveia explicou que a duração da bolsa é de quatro semestres e que, “em cada um deles, haverá um financiamento da câmara de 1.250 euros, podendo haver apoios complementares, se forem necessários”.

“Os trabalhos terão de incidir sobre José da Silva Carvalho ou alguma atividade à qual ele esteve ligado. Ainda não há muita investigação nesta área e matéria não falta”, frisou.

O autarca mostrou-se convencido de que “irão aparecer vários candidatos a estas bolsas”, porque, segundo os investigadores que colaboraram nos últimos anos com a autarquia, “há uma grande apetência para estudar José da Silva Carvalho”.

No dia 10 de janeiro, a Câmara de Santa Comba Dão decidiu, por unanimidade, submeter o projeto de regulamento da bolsa de investigação José da Silva Carvalho a consulta pública.

Depois da publicação em Diário da República, na passada sexta-feira (dia 27), o projeto de regulamento encontra-se em discussão pública durante 30 dias úteis. Após esse período, irá novamente a reunião da Câmara para aprovação.

pub
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu

Notícias relacionadas

Procurar