exército ctoe força destacada
dolmén antelas 2
andre cunha
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Lifestyle » Vinho do Dão vence prova cega de tintos no Porto

Vinho do Dão vence prova cega de tintos no Porto

pub
 Vinho do Dão vence prova cega de tintos no Porto - Jornal do Centro
05.03.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vinho do Dão vence prova cega de tintos no Porto - Jornal do Centro
05.03.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Vinho do Dão vence prova cega de tintos no Porto - Jornal do Centro

O vinho do Dão Líquen Alfrocheiro 2020 foi o grande vencedor dos prémios da Essência do Vinho na categoria dos tintos. A premiação foi entregue na Feitoria Inglesa, onde o júri de quatro dezenas de especialistas provou, às cegas, um total de cerca 60 amostras de vinho.

O vinho produzido pelo enólogo João Cabral de Almeida foi produzido com uvas da casta Alfocheiro, depois de um estágio de 18 meses em barris de carvalho francês. Este é, de resto, o único vinho da região demarcada do Dão reconhecido neste evento.

O novo top 10 dos vinhos portugueses é constituído no total por três vinhos brancos, três tintos, três fortificados e um de colheita tardia.

Da ilha do Pico (Açores), o vinho Pé do Monte Reserva Arinto dos Açores 2020, produzido por Cinzia Caiazzo e Gianni Mancassola, alcançou o maior sublinhado entre os brancos.

O Frasqueira Blandy´s Bual 1972, um vinho de Madeira da casa Blandy´s, foi o mais bem pontuado dos fortificados, enquanto que o Falcoaria Colheita Tardia 2016, da casta Fernão Pires em Almeirim, alcançou a maior notoriedade por entre os colheita tardia sujeitos ao crivo final dos jurados.

Da região do Douro foram distinguidos dois vinhos: o branco Quinta da Rede Reserva da Família 2012, que ficou em terceiro lugar na respetiva categoria, e o tinto Tecedeiras Único 2019.

pub
 Vinho do Dão vence prova cega de tintos no Porto - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Vinho do Dão vence prova cega de tintos no Porto - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar