White hatchback car with a local health unit logo parked on a cobblestone square under a blue sky.
Four men signing documents at a formal meeting in a wood-paneled room with flags in the background, microphones on the table, and water glasses nearby.
Rota da Cabra e do Lobo são pedro do sul
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Vineyard path between rows of green grapevines on a sunny hillside with blue sky and distant valley.
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Home » Notícias » Diário » Em abril faltam ‘águas mil’ e o distrito de Viseu voltou à seca meteorológica

Em abril faltam ‘águas mil’ e o distrito de Viseu voltou à seca meteorológica

Promotional yellow banner advertising free, simple bus travel in Portuguese with bold text and logos at top and bottom.
pub
21.04.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
21.04.23
Fotografia: Jornal do Centro
Promotional yellow banner advertising free, simple bus travel in Portuguese with bold text and logos at top and bottom.
pub

O distrito de Viseu voltou a estar sob seca meteorológica. A informação é confirmada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no relatório de seca divulgado esta sexta-feira (21 de abril).

A região voltou, assim, a viver uma situação que não se repetia desde outubro do ano passado. A seca praticamente ainda não se registava no distrito em Março começa com frio e acaba com calor na região de Viseu, data do relatório anterior do IPMA.

Segundo as informações meteorológicas, entre os dias 2 e 11 de abril, a região teve 10 dias de onda de calor. Nesta altura, parte da região encontra-se já em seca fraca, enquanto que o norte do distrito tem zonas que estão com seca moderada.

Segundo os meteorologistas houve uma “diminuição significativa da percentagem de água no solo em todo o território”, chegando a valores inferiores a 20 por cento em algumas zonas do país, além do “aumento da área em seca meteorológica, estendendo-se até à região Centro e ao interior Norte”.

A maioria do país já está em seca. À data de 15 de abril, seguindo a escala PDSI (Palmer Drought Severity Index), que deteta a ocorrência de períodos de seca e classifica-os em termos de intensidade, 21,8 por cento do território português está em seca normal, 28,3 por cento em seca fraca, 21,2 por cento em seca moderada, 18,6 por cento em seca severa e 10,1 por cento em seca extrema.

A precipitação foi muito inferior ao normal. Já a temperatura máxima esteve quase sempre acima do valor médio mensal e a mínima também com valores próximos da média mensal.

Quanto à evolução até ao final de abril o IPMA prevê três cenários. O primeiro antecipa chuva inferior ao normal para esta altura, além do aumento da seca. O segundo cenário prevê uma precipitação próxima do normal, numa situação idêntica à encontrada no final do mês de março.

Já o terceiro cenário, o mais otimista tendo em conta os problemas que a seca trouxe ao longo dos anos, aponta para valores da quantidade de precipitação superiores ao normal e diminuição da área e da intensidade da seca meteorológica.

Segundo o IPMA, a seca meteorológica caracteriza-se pela falta de água que decorre do desequilíbrio entre a precipitação e a evaporação (esta última depende de outros elementos, como a velocidade do vento, insolação ou a temperatura e humidade do ar).

De acordo com as previsões do IPMA, o tempo em Viseu conta com períodos de chuva fraca e céu pouco nublado neste fim de semana, prevendo-se máximas de 16 graus no sábado (dia 22) e 19º no domingo (dia 23). As temperaturas deverão aumentar na próxima semana, com calor à mistura.

pub

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar