Close-up of a printed page showing the bold title 'Voltar no Tempo' on a gray banner, resting on a dark surface.
estgv _ Politecnico de Viseu
refood viseu
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Vineyard path between rows of green grapevines on a sunny hillside with blue sky and distant valley.
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Home » Notícias » Diário » Rearborização do Parque de Santiago em Viseu adiada por falta de árvores

Rearborização do Parque de Santiago em Viseu adiada por falta de árvores

Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub
09.06.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
09.06.23
Fotografia: Jornal do Centro
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub

A rearborização do Parque Urbano de Santiago, em Viseu, que deveria estar já na fase final, foi adiada para setembro. Entre as razões apresentadas está a dificuldade do empreiteiro em encontrar todas as árvores necessárias, adiantou aos jornalistas o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, no final da reunião de executivo que decorreu esta sexta-feira (9 de junho).

O projeto prevê a plantação na margem direita do Rio Pavia de 335 árvores de nove espécies distintas, num investimento superior a 142 mil euros. Em abril deste ano, o parque recebeu uma cerimónia para assinalar o ato de consignação da empreitada que previa que esta estivesse concluída num prazo de 56 dias.

A rearborização contempla a plantação de mais de três centenas de árvores, na sua maioria cerejeiras do Japão e pereiras de jardim. Segundo a autarquia, “a sua implementação terá em conta, entre outros fatores, a luminosidade, a incidência de radiação solar direta, os ventos e a envolvente paisagística, criando assim zonas de sombra que contribuirão para o conforto bioclimático e acústico dos utilizadores do Parque”.

Com este projeto pretende-se “reorganizar o espaço atual, através de um desenho contemporâneo e minimalista, aumentando a diversidade biológica através da presença de vegetação arbórea na malha urbana e promovendo mais e melhores zonas de recreio e lazer informal nos espaços abertos, para usufruto de todos”.

Quinta do Serrado abre no final do mês
Outro espaço verde alto de intervenções da Câmara Municipal de Viseu é a Mata do Serrado. O espaço deveria ter aberto ao público a 1 de junho, mas as condições meteorológicas obrigaram ao adiamento.

A nova data está definida e a abertura acontece a 29 de junho. A Mata do Serrado foi anunciada em agosto do ano passado. A quinta onde a mata se encontra foi, na altura, cedida à autarquia de Viseu por 30 anos no âmbito de um contrato que visava precisamente a reabilitação do espaço verde. A cedência é renovável por mais cinco anos.

O projeto prevê ainda a construção de uma nova infraestrutura de saúde e a reabilitação do património edificado ali existente, que passará a transformar-se num equipamento cultural.

A Quinta do Serrado tem cerca de quatro hectares e está localizada em pleno centro da cidade de Viseu. De acordo com o inventário efetuado pela Associação Portuguesa dos Jardins Históricos, a casa, de estilo neoclássica, foi construída no início do séc. XIX para a família Melo e Alvelhos e está “bastante arruinada”, estando apenas conservada a fachada principal.

pub

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar