No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os Bombeiros Sapadores de Viseu estão a resgatar várias pessoas que ficaram presas numa das diversões da Feira de São Mateus, que arrancou esta quinta-feira (10 de agosto).
Até ao momento foram retiradas três pessoas, as restantes quatro continuam a aguardar o auxílios dos meios de socorro. Os ocupantes de um dos divertimentos mais altos da feira franca, “Monster”, estão calmos e a seguir as indicações dos bombeiros.
“Temos a decorrer neste momento uma operação de resgate. É um divertimento que parou a meia altura, um problema técnico já identificado pelo operador. Foi de imediato ativado o dispositivo de segurança da feira que respondeu prontamente. Estabilizamos as pessoas, não há vítimas, nem lesões”, explicou aos jornalistas o comandante em suplência dos Bombeiros Sapadores de Viseu.
Rui Nogueira disse ainda que os ocupantes do divertimento “inicialmente tiveram algum stress e ansiedade”, mas depois de esclarecidos ficaram “calmos e colaborastes”.
O alerta foi dado às 21h15, para os trabalhos de resgate foram mobilizados um veículo de combate a incêndios e o veículo escada. No local estão seis bombeiros, vários elementos da PSP e Polícia Municipal e a equipa de emergência pré-hospitalar da feira, composta por 12 elementos.
“É uma operação que demora algum tempo, que é feita com calma e que é delicada do ponto de vista técnico”, acrescentou.
As diversões estavam a funcionar desde as 17h00 e, segundo Rui Nogueira, “os operadores apresentaram as evidências, características e condições de segurança, caso contrário não poderiam operar. Mas as máquinas têm falhas”, disse.
Apesar da situação, as restantes diversões não pararam e são várias as pessoas nas filas. Apenas os aparelhos mais próximos estão parados para não prejudicar os trabalhos de resgate.