bacci
académico
gnr_bt_covid19-12_0
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Rebanhos descem da Serra em Castro Daire para concluir ciclo da Rota da Transumância

Rebanhos descem da Serra em Castro Daire para concluir ciclo da Rota da Transumância

pub
 Primeiros dias do novo ano com temperaturas negativas em Viseu e chuva para o fim de semana
16.08.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Primeiros dias do novo ano com temperaturas negativas em Viseu e chuva para o fim de semana
16.08.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Rebanhos descem da Serra em Castro Daire para concluir ciclo da Rota da Transumância

O concelho de Castro Daire volta a receber na próxima semana a “Última Rota da Transumância”, uma iniciativa que recorda todos os anos a tradição ancestral feita na Serra do Montemuro.

O ciclo, que começou em junho com a subida à serra e contou com várias atividades, culmina no próximo dia 24 de agosto, agora com a recriação da descida do rebanho.

O dia começa com uma visita guiada à aldeia de Campo Benfeito, marcada para as 10h30, e com passagens que incluem a Estação da Biodiversidade e a cooperativa de artesanato “As Capuchinhas”.

Antes da descida dos rebanhos, vai ter lugar no Lugar do Rodeio, no Montemuro, cantares ao desafio e concertinas às 14h30. A tradição é recriada a partir das 16h30, com chegada prevista a Vilar às 18h30, hora em que as ovelhas e os pastores são recebidos por uma arruada de concertinas.

Depois do jantar, atua às 21h00 o Rancho Folclórico da Aldeia de Mosteirô. O concerto é seguido do desfile das Lançadeiras de Picão, pelas 21h45, e da degustação do típico bolo podre, às 22h15. O programa termina às 22h30 com a música tradicional da Orquestra Montemuro.

A “Última Rota da Transumância” é um evento promovido pelo Município de Castro Daire e que propõe a recriação de uma No Montemuro, ainda há pastores que não deixam morrer a Transumância que deslocava rebanhos e pastores, desde o sopé da Serra da Estrela até à Serra do Montemuro, que tem 1.382 metros de altitude. Em 1999, realizou-se a “verdadeira” última rota da transumância.

Este ano, a Rota da Transumância chegou ao Terreiro do Paço, em Lisboa, que foi ‘invadido’ por mais de 20 pastores e 50 animais de Castro Daire. Já a subida à Serra , entre elas o cantor Tony Carreira, que confessou que esta não era a primeira vez que acompanhava um rebanho.

pub
 Primeiros dias do novo ano com temperaturas negativas em Viseu e chuva para o fim de semana

Outras notícias

pub
 Primeiros dias do novo ano com temperaturas negativas em Viseu e chuva para o fim de semana

Notícias relacionadas

Procurar