No terceiro episódio do podcast Entre Portas, uma parceria entre o Jornal…
Brilhantina Gonçalves, Mariana de Campos , Virgínia de Jesus mantém viva a…
“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…
A Casa do Benfica de Viseu conseguiu a manutenção no Campeonato Nacional de futebol de praia. As ‘águias’ de Viseu terminaram a prova em quinto lugar numa série de oito clubes.
“Cumprimos e bem o nosso objetivo e aconteceu duas ou três semanas antes de acabar a época o que nos permitiu rodar a equipa e dar oportunidade a jogadores menos utilizados para que toda a gente tivesse bastantes minutos no campeonato. Fizemos uma época bastante boa”, sublinhou o capitão e responsável pela equipa, Nuno Cruz.
Os encarnados somaram cinco vitórias em 12 jogos. “Estarmos no interior valoriza mais a manutenção. É muito mais complicado para nós, mesmo estando a crescer. Equipas de Buarcos, Nazaré, conseguem ter jogadores na formação. Costumo dizer que são jogadores que nascem na areia, jogam o futebol entre amigos e, para aqueles clubes é muito mais fácil. Conseguem jogadores com muito mais facilidade. No nosso caso é diferente. Temos de arranjar jogadores com alguma qualidade técnica e, nalguns casos, temos de ser nós a fazê-los apaixonar pela modalidade”, vinca Nuno Cruz.
O capitão da Casa do Benfica de Viseu sublinha que “pelo terceiro ano consecutivo conseguimos cumprir os objetivos”. O responsável avança também com uma novidade que, frisa, deixou o clube satisfeito.
“Fomos convidados para participar no Campeonato do Mundo de clubes de futebol de praia, que vai ser em setembro, na Sardenha, em Itália. Vamos lá com a nossa equipa tentar fazer o melhor resultado possível. Vamos à experiência porque nunca tivemos nessa competição. É a prova de que estamos no caminho certo”, enfatiza Nuno Cruz.
A única equipa a jogar futebol de praia no distrito de Viseu já marcou presença na Euro Winners Challenge, competição que pode encarar-se como a Liga Europa, no futebol. “Também já estivemos em alguns torneios internacionais, mas nunca estivemos num torneio destas dimensões”, assinala o capitão da Casa do Benfica de Viseu.
A propósito da captação de talentos para jogar na equipa, Nuno Cruz confia que jogar num torneio como o que o clube vai enfrentar, pode facilitar na divulgação do nome Casa do Benfica de Viseu.
Quanto ao futuro, Nuno Cruz deixa no ar a vontade de as “águias de Viseu” abraçarem outros desafios. “Queremos elevar o patamar até porque já temos experiência suficiente para querer algo mais. Na próxima época queremos chegar à fase final do campeonato e tentar uma subida à Elite. É complicado, sabemos, mas não é impossível”, avança.