O distrito de Viseu deixou de estar em seca meteorológica no mês de setembro, que foi quente e chuvoso, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o boletim meteorológico do mês anterior, a situação de seca na região melhorou em relação a agosto, quando o distrito estava com seca moderada ou fraca. Além de Viseu, grande parte da região Centro (distritos de Aveiro, Guarda, Coimbra e alguns locais de Castelo Branco) e toda a zona Norte também já não estavam em seca no final de setembro.
Ainda de acordo com o IPMA, Viseu teve valores acima do normal na temperatura mínima, mas algumas estações meteorológicas do distrito também registaram precipitação muito elevada em meados de setembro. Segundo o boletim climatológico, a chuva mais intensa verificou-se no passado dia 16, quando a estação de Viseu Aeródromo registou 45,9 milímetros.
Já Viseu Cidade atingiu os 44,6 milímetros de precipitação, enquanto que Moimenta da Beira teve 43,1 milímetros e Nelas 42,5 milímetros.
Além de parte do distrito de Viseu, também as regiões de Aveiro, Braga e Porto tiveram os “maiores desvios positivos em relação ao valor médio” da temperatura do ar, sendo que as anomalias variaram entre os 1,5 e os 2,5 graus Celsius. Esses desvios verificaram-se todos na temperatura mínima.
Quanto à água no solo, algumas partes do distrito de Viseu tiveram uma melhoria nos indicadores.
As temperaturas médias oscilaram entre os 14 e os 24 graus em Viseu. A mínima mais fria do mês registou-se no dia 20, com 9,5º. Já a máxima mais alta foi de 32,6º no último dia de setembro (30). Ao todo, caíram 114,8 milímetros de chuva na região. E o vento atingiu a velocidade máxima de 54,4 quilómetros/hora no dia 21.
A cidade de Viseu esteve 14 dias em onda de calor entre 29 de setembro e 12 de outubro. Agora, as previsões do tempo apontam para chuva e o distrito vai estar sob aviso amarelo esta terça-feira (dia 17).