universidade católica jornal do centro
btl 202500363
missa sé diocese bispo padres
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Em 20 anos, Viseu Habita já recuperou a casa de mais de 1600 famílias

Em 20 anos, Viseu Habita já recuperou a casa de mais de 1600 famílias

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
15.12.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
15.12.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Em 20 anos, Viseu Habita já recuperou a casa de mais de 1600 famílias

Implementado há 20 anos, o Viseu Habita já permitiu requalificar a casa de 1698 famílias do concelho. O programa, que reabilita imóveis de famílias carenciadas, conta já com um investimento de mais de 6,4 milhões de euros.

Na edição deste ano, a Câmara Municipal de Viseu reabilitou 48 habitações, num total de 85 candidaturas apresentadas, num apoio de mais de 180 mil euros. Além do Viseu Habita, desde 2009 a Câmara Municipal de Viseu tem o programa Viseu Solidário, que este ano contribuiu com um investimento de 100 mil euros e, desde que foi implementado, em mais de dois milhões de euros.

O Solar dos Peixotos recebeu esta sexta-eira (15 de dezembro) a cerimónia assinatura dos contratos e entrega das comparticipações dos programas municipais desde ano, onde foram contempladas 18 freguesias urbanas e rurais do concelho de Viseu.

Para o presidente da autarquia, Fernando Ruas, a realização destes programas de apoio à comunidade “é uma satisfação” e “um dos poucos momentos altos de quem gere uma câmara”.

“Foi muito gratificante ter ido às habitações que ajudámos a recuperar e ver como as famílias estão reconfortadas com a nova habitação. Em todas encontramos gente que deu conta que tinha uma melhoria muito grande na sua vida, apenas por um direito que é fundamental que é ter uma habitação melhor”, afirmou.

Segundo o autarca, Viseu foi pioneiro no investimento na habitação e tem, atualmente, um programa ambicioso com a Câmara de Viseu comprou 34 edifícios para construir casas nas aldeias do concelho que vão ser reabilitadas e colocadas à disposição dos cidadãos.

“No capítulo da habitação fomos pioneiros. Há 20 anos que decidimos que era preciso pôr “as mãos na massa”. Estamos no campo do primeiro direito, a habitação, e devemos fazer tudo para que os nossos cidadãos possam ter uma habitação cada vez mais digna. Temos um programa ambicioso, já compramos 70 fogos nas freguesias, exatamente para começarmos a conceder instalações mais dignas à nossa população, porque isso é fundamental”, sustentou.

Na cerimónia marcaram presença, além do autarca de Viseu, a vereadora do Urbanismo, Mara Almeida, e o administrador executivo da HABISOLVIS E.M., João Pedro Silva.

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Notícias relacionadas

Procurar