Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
A Câmara de Santa Comba Dão já arrancou com a campanha anual de prevenção e combate à vespa asiática. A autarquia vai instalar inicialmente 50 armadilhas para apanhar a praga em todo o concelho.
Coordenada pela Proteção Civil municipal e pelo Gabinete Técnico Florestal, a campanha contempla “várias ações, entre as quais a colocação de mais armadilhas noutros pontos do território”, explica a Câmara em comunicado.
Os dispositivos incluem um atrativo açucarado que visa capturar as vespas que tenham criado novos ninhos. A cada duas semanas, os insetos capturados serão retirados e será colocado um novo isco.
A Câmara também disponibilizou às freguesias armadilhas para distribuição às populações, com informações sobre a utilização do dispositivo e receitas para preparar o isco.
A autarquia de Santa Comba Dão também irá facultar equipamento de captura aos apicultores interessados, devendo estes contactar para o número 232 880 500 e pedir a ligação ao Gabinete Técnico Florestal.
Em 2023, foram exterminados 381 ninhos de vespa asiática em Santa Comba Dão, registando-se uma maior incidência na zona norte do concelho.