Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A praia fluvial da Senhora da Ribeira, em Santa Comba Dão, já já está funcional, depois de ter estado interdita devido à presença de algas tóxicas que afetavam a qualidade das águas.
O anúncio foi feito no início desta semana pela Câmara Municipal, que revelou que as últimas análises “confirmam a excelente qualidade da água da zona balnear da Senhora da Ribeira, onde também já não são visíveis algas”.
“Encontram-se, assim, reunidas todas as condições para que os banhistas e visitantes possam usufruir em pleno da Senhora da Ribeira”, acrescentou a autarquia.
Em abril, a Saúde Pública tinha alertado para a existência de algas tóxicas nos rios Dão e Mondego e na Barragem da Aguieira, afetando a Senhora da Ribeira, uma das zonas fluviais mais procuradas do distrito de Viseu na altura de maior calor.
O delegado de saúde desaconselhou na altura as pessoas a nadarem, praticarem desportos ou fazerem pesca no local, referindo que as algas apresentavam “potencial toxicidade em contato com a pele ou quando inaladas”.
A Senhora da Ribeira, que recebeu este ano a distinção “Qualidade de Ouro” da associação ambientalista Quercus, fica em Pinheiro de Ázere e é um dos principais pontos de atração turística do concelho de Santa Comba Dão, tendo sido criada com a construção da Barragem da Aguieira.