Tudo o que Existe Canon 72
Racho Silgueiros
Benção carrinha São João do Monte 4
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…

09.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Proteja-se! Conselhos para enfrentar calor dos próximos dias

Proteja-se! Conselhos para enfrentar calor dos próximos dias

pub
 Proteja-se! Conselhos para enfrentar calor dos próximos dias - Jornal do Centro
22.07.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Proteja-se! Conselhos para enfrentar calor dos próximos dias - Jornal do Centro
22.07.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Proteja-se! Conselhos para enfrentar calor dos próximos dias - Jornal do Centro

Em altura de calor na região de Viseu, os médicos de saúde pública da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões deixaram alertas e conselhos à população para se proteger das altas temperaturas previstas para esta semana.

Esta segunda-feira, o distrito de Viseu está em aviso amarelo, mas, na terça e quarta-feira, o nível Viseu em alerta devido ao calor. Temperaturas chegam aos 40 graus.

Os médicos lembram que os termómetros vão aumentar, sobretudo a temperatura mínima que estará “no limiar do conforto térmico”, o que implica medidas que “minimizem os efeitos negativos do calor na população em geral e dos grupos vulneráveis ao calor em particular”.

A Saúde Pública avisa que a exposição ao calor intenso pode ter “efeitos negativos na saúde, que podem ser mitigados ou evitados” e que as crianças, os idosos, os doentes crónicos e as pessoas que desenvolvem atividade no exterior e praticam atividade física são mais vulneráveis e exigem “uma atenção especial e medidas específicas”.

Por isso, os médicos aconselham que, nos dias de maior calor, a exposição solar deve ser evitada entre as 11h00 e as 16h00.

No exterior, as pessoas devem usar protetor solar com fator de proteção superior a 30 e vestir roupa adequada e leve e que seja preferencialmente de algodão e de cor clara, uma vez que esse vestuário reflete o calor e a luz solar e ajuda o corpo a manter as temperaturas normais.

Os médicos também aconselham o uso de chapéus de abas largas e óculos de sol, além de evitar esforços físicos intensos nas horas de maior calor e permanecer em locais frescos, à sombra ou climatizados.

Durante o dia, devem ser fechadas as janelas e persianas e, à noite, fazer-se o oposto, aproveitando o ar fresco para arrefecer os edifícios. Quanto à alimentação, a Saúde Pública sugere beber água e sumos naturais de fruta, mesmo que a pessoa não tenha sede, e fazer refeições ligeiras à base de saladas.

Também entre os conselhos, estão os de conservar os medicamentos a uma temperatura e humidade apropriadas e em locais frescos e secos, reforçar as medidas de vigilância e higiene alimentar nomeadamente na conservação de alimentos a temperaturas seguras, e visitar ou contactar com frequência idosos e outras pessoas vulneráveis a viver sozinhas.

Na região, alguns concelhos vão atingir mesmo os 40 graus de máxima nos próximos dias como Armamar, Mortágua, Penalva do Castelo e Tabuaço. Em Viseu, a máxima para amanhã, terça-feira, vai marcar os 37 graus.

pub
 Proteja-se! Conselhos para enfrentar calor dos próximos dias - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Proteja-se! Conselhos para enfrentar calor dos próximos dias - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar